O processo de eletrificação que a indústria automóvel atravessa está a dar origem a múltiplas tecnologias de propulsão, cada uma com os seus pontos fortes e fracos. Os híbridos plug-in são propostos como uma opção intermédia (ou de transição…) entre os modelos a combustão e elétricos, com preços superiores aos micro-híbridos e híbridos autocarregáveis, algo que não significa necessariamente caro.
Existem várias opções de híbridos plug-in, digamos “acessíveis”, no mercado que também têm a seu favor que, se a sua autonomia elétrica for superior a 45 quilómetros.
Os três carros híbridos plug-in mais baratos do mercado são os seguintes.
Kia Xceed PHEV
- Preço: 35.500 euros (41.100 euros fora de campanha)
A versão crossover do Kia Ceed tornou-se num caso de sucesso, enquadrado no segmento C mas com um design estilo SUV que lhe confere um ar especialmente musculado.
Entre as diversas opções mecânicas, conta com uma versão híbrida plug-in, capaz de debitar uma potência de 141cv. A bateria de 8,9 kWh permite oferecer uma autonomia elétrica de 48 quilómetros que pode chegar a 65 km em condução exclusivamente urbana.
MG EHS
- Preço: 37.690 euros (39.190 euros fora de campanha)
Embora também seja comercializado com um simples motor a gasolina (MG HS), a versão híbrida é o modelo híbrido Plug-in mais barato à venda em Portugal.
Este SUV compacto combina um bloco elétrico de 90 kW (122 cv) e 230 Nm com um motor 1.5T GDI a gasolina de 162 cv e 250 Nm para oferecer uma potência combinada de 258 cv. Algo que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 190 km/h.
Leia ainda: Novos BMW Série 5 híbridos Plug-in têm até 489cv e já têm preços
Utiliza uma bateria de 16,6 kWh para oferecer uma autonomia de 52 quilómetros, além de lhe permitir anunciar um consumo de 1,8 litros aos 100 quilómetros e emissões de CO2 de 43 g/km.
Mitsubishi ASX PHEV Intense
- Preço: 38.609 euros
O irmão gémeo do Renault Captur tem as mesmas qualidades e defeitos. É o mais compacto dos modelos híbridos Plug-in disponíveis no mercado e apresenta um preço muito atrativo.
Leia ainda: Mercedes C300de, o único híbrido plug-in a gasóleo é o rei da eficiência
A motorização híbrida combina um motor a gasolina de 1,6 litros com um motor elétrico para debitar uma potência de 160cv. A bateria de 10,5 kWh permite-lhe oferecer uma autonomia em modo elétrico de até 49 km.
A Mitsubishi anuncia um consumo médio de 1,3 litros aos cem nos primeiros cem quilómetros com a bateria totalmente carregada.