A Lucid Motors, um dos concorrentes da Tesla, perde quase 405 mil euros por cada automóvel vendido no terceiro trimestre deste ano.
A marca norte-americana de carros elétricos de luxo (o modelo mais acessível custa cerca de 250 mil dólares (233,52 mil euros), produziu 1550 automóveis elétricos no terceiro trimestre de 2023, o que é metade do recorde de 3493 unidades batido no quarto trimestre de 2022.
Os números registados ficaram longa das previsões, o que obrigou a rever em baixa as metas de produção deste ano para 8000 a 8500 unidades em vez dos 10 000 a 14 000 previstos anteriormente.
No terceiro trimestre, a Lucid obteve receitas de 137,8 milhões de dólares (128,72 milhões de euros), valor abaixo dos 195,5 milhões de dólares (182,61 milhões de euros) alcançados em igual período do ano anterior.
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O problema encontra-se nas perdas líquidas que chegaram a quase 630,9 milhões de euros (589,31 milhões de euros), isto é, mais cem milhões de dólares (93,41 milhões de euros). Algo que representa um prejuízo de 433 mil dólares (404,46 mil euros) por cada viatura vendida, embora seja inferior que os 522 mil dólares (487,59 mil euros) no segundo trimestre.
A Lucid, entretanto, prepara-se para lançar o seu segundo modelo, o SUV Gravity, abriu uma fábrica na Arábia Saudita e fechou um acordo com a Aston Martin para fornecer os motores elétricos.
“Cumprimos os nossos compromissos de concluir a linha Lucid Air com as versões Pure RWD e Sapphire, fazer a transição da montagem geral para a nossa fábrica de Fase 2 no Arizona e abrir nossa primeira fábrica na Arábia Saudita. Reconhecemos que ainda temos trabalho pela frente”, afirmou Peter Rawlinson, CEO e CTO da Lucid.
“Na próxima semana, esperamos a estreia mundial do Gravity, um modelo que redefinirá o SUV elétrico. O Gravity continua no caminho certo para iniciar a produção no final de 2024”, acrescentou.