É o regresso do motor rotativo (lembra-se do RX-7 ou RX-8?…), agora convertido em gerador para o elétrico da Mazda. O MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão plug-in híbrida (PHEV), já está disponível, com preços a partir de 40.927 euros.
Esta versão híbrida Plug-in recorre a um motor rotativo de 830 cc (de 75cv) que opera como gerador para alimentar a bateria de 17,8 kW que por sua vez é alimentado por um depósito de combustível de 50 litros. A autonomia em modo elétrico é de 85 km (ciclo combinado WLTC) e 110 km (ciclo urbano WLTC).
A utilização de um motor a gasolina permite também aumentar a potência combinada para 170cv (145cv na versão elétrica). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima limitada de 140 km/h.
Em termos fiscais, o volume da câmara de 830 cc do motor rotativo necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151. Assim, fiscalmente tem uma cilindrada de 1.660 cc.
Leia ainda: Elétrico da Mazda agora por menos de 27 mil euros
O carregamento AC trifásico pode ser feito em cerca de 50 minutos, ao passo que o carregamento rápido DC pode ser concluído em cerca de 25 minutos. Conta com três modos de condução – Normal, EV e Charge.
Comentando o lançamento do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV em Portugal, Luís Morais, Diretor Geral da Mazda Motor de Portugal, afirmou: “Estou muito entusiasmado com a chegada do novo MX-30 R- EV à nossa gama de veículos elétricos. Trata-se de um excelente exemplo do espírito de desafio da Mazda, assente na sua abordagem tecnológica única, traduzindo-se num automóvel que constitui a solução perfeita para os clientes que pretendem um EV para uso diário, mas com a flexibilidade necessária para as viagens mais longas, sem ficarem dependentes das infraestruturas de carregamento.”
“Sublinhe-se o facto de que o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV vem complementar a gama MX-30, até aqui composta pela nossa única oferta EV, o MX-30 100% elétrico, dando aos clientes um maior leque de escolha em função das suas necessidades”, acrescentou. “Independentemente da versão escolhida, contam com a mesma experiência ininterrupta de condução elétrica, uma condução envolvente e um habitáculo de conteúdos de excelência, com destaque para a elevada oferta tecnológica, num design que recorre a materiais únicos, incluindo cortiça de origem portuguesa.
Todas as versões do MX-30 e-Skyactiv R-EV contam com o símbolo do rotor nos guarda-lamas dianteiros e a referência e-Skyactiv R-EV no portão da bagageira.
Os preços arrancam nos 40.297 euros da versão Prime-Line, de entrada na gama, seguindo-se a variante Exclusive-Line por 41.887 euros, sendo ambas de configuração única. Em função da inclusão (ou não) de determinados equipamentos, dando ao cliente uma maior possibilidade de escolha, a versão Advantage apresenta-se em quatro configurações e um intervalo de preços entre os 42.177 euros aos 42.427 euros.
Leia ainda: Mazda aumenta garantia em todos os modelos
Já a variante Makoto conta com o maior leque de configurações (18), num intervalo de preços dos 43.677 euros aos 46.127 euros, enquanto a edição especial Edition R tem um preço de 46.427 euros na sua configuração mais completa, incluindo, entre outras, a tecnologia Adaptive LED Headlights (ALH) e o Tejadilho de Abrir Eléctrico (TAE). Os clientes que eventualmente abdiquem de um ou de ambos os equipamentos poderão adquirir esta Edição Especial a partir dos 45.077 euros.