A Renault apresentou oficialmente a Ampere, a nova divisão de carros elétricos e software. Esta unidade de negócio tornar-se-á o primeiro player europeu dedicado aos veículos elétricos. A sua criação entrou em vigor no dia 1 de novembro, embora os planos de lançamento já fossem conhecidos há vários meses.
A Ampere possui uma abordagem horizontal, o que segundo seus gestores lhe permitirá ser mais rápida, ágil e inovadora que uma empresa tradicional. O objetivo da empresa é o de democratizar os veículos elétricos na Europa, tornando-os acessíveis a todos.
Leia ainda: Renault revela motor elétrico de nova geração: mais potente e eficiente, livre de terras raras e 800 volts
A Ampere basear-se-á em 15 anos de experiência em veículos elétricos da Renault e irá operar em 11 instalações em França, entre as quais quatro instalações industriais: ElectriCity, que inclui as fábricas de Douai, Maubeuge e Ruitz; e a fábrica de Cléon.
“Criar um novo modelo de empresa especializada em veículos elétricos e software a funcionar a partir de hoje: Como ilustrar melhor a nossa revolução e a audácia das nossas equipas? Promover uma visão empresarial sustentável e assegurar que esta se reflete em todos os processos e produtos. Desenvolver os pontos fortes do Grupo e rever a forma como fazemos tudo”, afirmou Luca de Meo, CEO de Ampere e do Grupo Renault.
Sobre o logotipo, a Ampere explica que nasceu da forma do diamante, símbolo icónico de longa data da Renault, que reflete o seu passado humano e industrial.
Formado por vários diamantes, ilustra esta nova configuração de equipas unidas e ágeis, cada uma com a sua área de especialização. “A composição resultante destes diamantes suscita ideias de movimento perpétuo e de ascensão em direção a um objetivo comum”, explica a Ampere.