A 9 de novembro, a Volvo vai desvendar o seu novo SUV elétrico: o EX90, que substituirá o XC90. Este modelo marcará o início de uma nova era para o fabricante sueco, que decidiu abandonar os motores de combustão a partir de 2030, tornando-se uma marca exclusivamente elétrica.
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A ideia inicial da Volvo era descontinuar as atuais nomenclaturas alfanuméricas (XC40, S60, V60…), inaugurando com este modelo um novo sistema capaz de simbolizar a transformação do construtor sueco. Sabe-se até que o nome escolhido para batizar o SUV topo de gama foi Embla, a primeira mulher da história segundo a mitologia nórdica.
Jim Rowan, CEO da Volvo, confirmou que foi decidido manter a nomenclatura alfanumérica devido à sua familiaridade com a marca, que usa o mesmo sistema para identificar os modelos há mais de duas décadas. Não surpreendentemente, o EX90 soa muito a XC90; portanto, podemos esperar uma evolução semelhante (ES60, EV90…) nos próximos lançamentos.
“As diferentes opções são continuamente revistas quando se trata da introdução de novos modelos e há muitas considerações a serem ponderadas, principalmente a familiaridade com a marca. Avaliamos todos os fatores associados e, finalmente, o EX90 marca uma nova etapa na nossa nomenclatura atual e reflete nossa transição para uma linha totalmente elétrica até 2030”, referiu o responsável.
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O EX90 fará uso da plataforma SPA2, a mesma do Polestar 3. Graças à utilização de uma bateria de 111 kWh nas versões mais potentes, o SUV topo de gama deverá alcançar os 700 km de autonomia no ciclo WLTP.