Agora, sim, surge uma solução útil para os carros elétricos em Portugal. Tudo porque a BMW desenvolveu uma nova tecnologia de suspensão que tem a capacidade de aproveitar terrenos irregulares (buracos e lombas, por exemplo) para produzir eletricidade.
O construtor alemão já registou a patente deste sistema de suspensão capaz de transformar os impactos em energia. Com a crescente transição mundial para os veículos elétricos, os construtores esforçam-se para desenvolver soluções de forma a aumentar a autonomia dos carros elétricos.
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A maioria dos modelos, por exemplo, já utiliza a energia do sistema de travagem do automóvel para recarregar parcialmente o conjunto de baterias.
O conceito é simples: a principal função das molas da suspensão é absorver a energia gerada pelos buracos para que não seja transferida para o habitáculo. Graças a isso, as rodas ficam o tempo todo em contacto com o asfalto, deixando os ocupantes do veículo muito mais confortáveis.
Por isso, a BMW quer aproveitar a energia gerada pelos ressaltos da suspensão, transformando o movimento oscilante dos seus elementos em eletricidade, para alimentar as baterias.
Como funciona a suspensão de recuperação de energia
Especificamente, o sistema consiste num gerador instalado no chassis, ao qual um pequeno volante e uma embraiagem unidirecional são acoplados. O referido gerador é acionado por um disco de acionamento que, por sua vez, está conectado a um braço de controlo da suspensão por meio de um atuador semelhante a uma barra estabilizadora convencional.
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No momento em que a suspensão é comprimida pela ação de um solavanco, a barra estabilizadora move-se e faz girar o disco de tração com a embraiagem desengatada. Quando a suspensão se expande, o disco de acionamento gira em conjunto com a barra estabilizadora novamente, mas agora a embraiagem unidirecional é engatada e aciona o mecanismo que aciona o volante do gerador. Finalmente, o gerador transfere a eletricidade para as baterias.
Para já, o sistema de recuperação de energia através da suspensão é apenas uma patente, desconhecendo-se por isso, quando é que poderá chegar aos veículos de produção em série.