Portugal foi o destino escolhido para a apresentação europeia do novo Honda Civic Type R. O evento contou com a presença de inúmeros jornalistas da especialidade, dos mais variados países, que rumaram a Portugal, mais concretamente ao Circuito do Estoril, para conhecer em primeira mão a mais recente geração Type R. As primeiras entregas em Portugal estão previstas para o final do primeiro trimestre, com um preço chave na mão de 69.500 euros.
O último Honda sem qualquer tipo de eletrificação utiliza uma evolução do motor 2.0 turbo VTEC a gasolina do anterior Type R, com 329cv e 420 Nm de binário (mais 9cv e 20 Nm que o antecessor).
A mecânica está ligada a uma caixa manual de seis velocidades e mantém a tração dianteira, sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos (três décimas mais rápido) e alcançar os 275 km/h de velocidade máxima (mais 3 km/h que o anterior Civic Type R).
Frente às principais alternativas de tração dianteira, entre os quais o Cupra León VZ (300cv), o Hyundai i30 N (280cv), o Ford Focus ST (280cv), o Renault Mégane RS (300cv) e o Volkswagen Golf GTI Clubsport (300cv), o Honda é, de resto, o mais rápido a acelerar dos 0 aos 100 km/h e o que alcança uma velocidade mais elevada.
É verdade que há modelos de potência semelhante mais rápidos em aceleração, mas contam com tração às quatro rodas: Audi S3 Sportback (310cv e 4,8s) e Volkswagen Golf R (320 ou 333cv e 4,6s).
Leia ainda: Honda e Sony criam novo fabricante de carros elétricos
O consumo médio anunciado é de 8,2 litros aos cem (186 g/km de emissões de CO2). Estão disponíveis os modos de condução Comfort, Sport e +R, que afetam o desempenho e resposta do motor, suspensão, direção e sonoridade emitida pela mecânica.
Ativando o modo +R, indicado para condução em circuito, é possível desativar o controlo de tração e o controlo de estabilidade (para isso é necessário pressionar o botão “VSA” por cinco segundos).
O novo Civic Type R foi o destaque no Circuito do Estoril, mas não a única estrela. No local foi possível também recordar as gerações anteriores como a geração EK 9, FK2, FK8 e FK8 Limited Edition, assim como, observar de perto esta que é a sexta geração do Honda Civic Type R, que assinala os 25 anos deste modelo icónico.