O desembarque de marcas chinesas na Europa já é uma realidade. Os fabricantes estão a concentrar-se em carros elétricos e basicamente existem dois lados. Por um lado, há quem procure um posicionamento premium; do outro, aqueles que optam por uma abordagem mais acessível. A NIO quer aproveitar os dois lados da moeda e, para isso, vai dividir-se em várias marcas.
Assim, o construtor chinês vai lançar uma nova submarca com o objetivo de dominar o mercado dos carros elétricos mais acessíveis: Firefly.
Leia ainda: Nio ET5 já tem preços
Será uma empresa que a princípio não venderá na China, mas dedicará exclusivamente à exportação, nomeadamente a Europa, para os quais os atuais modelos NIO geralmente são muito grandes.

O primeiro a chegar, previsto para o terceiro trimestre de 2024, será um veículo de tamanho e preço semelhantes ao Volkswagen Polo. O que significa que terá um comprimento a rondar os quatro metros e um preço que oscilará entre os 20.000 e os 22.000 euros.
A confirmar-se, este modelo tornar-se-ia num dos carros elétricos mais baratos do mercado, ao nível de modelos como o Dacia Spring, embora previsivelmente com desempenho superior. Ao mesmo tempo, competiria com modelos como o Fiat 500, Opel Corsa e Peugeot 208.