É uma das novidades mais interessantes do novo Grande Panda e a Fiat vai estendê-la a todos os seus futuros elétricos: o cabo de carregamento em espiral integrado na frente do modelo.
O objetivo é tornar a experiência de carregamento mais confortável, uma vez que assim elimina a necessidade de retirar o cabo da bagageira, desenrolá-lo e ligá-lo à tomada de carregamento.
O cabo integrado do Grande Panda opera com 7,4 kW de energia CA. Para um carregamento rápido, o Grande Panda conta ainda com uma tomada CCS2, uma vez que os carregadores de corrente contínua possuem um cabo próprio. Ligado a um ponto deste último tipo, o citadino atinge um pico de 100 kW (20-80% em 26 minutos).
O próximo modelo a receber o cabo espiral deverá ser o Multipla, com lançamento agendado para o próximo ano. Este SUV compacto, derivado do Citroën C3 Aircross e do Opel Frontera, assentará na plataforma modular Smart Car, a mesma utilizada pelo Grande Panda, pelo que não deverão existir muitas diferenças técnicas entre ambos.
Leia ainda: Fiat deixa de fabricar carros cinzentos
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, acredita que os cabos retráteis vão melhorar a facilidade de utilização. “Estamos a conceber uma solução para evitar arrastar o cabo de carregamento no chão. São carros fantásticos, cheios de tecnologia, excelentes materiais, belíssimos acabamentos, e a primeira coisa que se faz é colocar o cabo no chão, e mesmo que esteja sujo, voltamos a colocá-lo na bagageira. Isto não é tecnologia de ponta”, referiu em declarações à britânica Autocar.
A versão elétrica do Grande Panda, que terá um preço de arranque abaixo dos 25 mil euros, combinará um motor de 113cv e uma bateria de 44 kWh para anunciar uma autonomia de 320 km.
Leia ainda: Primeiros detalhes sobre o regresso do Fiat Multipla
O novo modelo, que será comercializado em simultâneo com o Panda atual, contará também com uma opção a gasolina, nomeadamente o motor 1.2 de três cilindros turbo “mild hybrid” de 48V com 100 cv a funcionar em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.