Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e nem a Jeep escapa às exigências de eletrificação. O primeiro elétrico chega só em março, mas a partir de 2 de novembro já pode ser reservada a edição de lançamento do Avenger, disponível a partir de 39.500 euros. A pré-reserva pode ser feita através do site jeep.pt.
Com apenas 4,08 metros de comprimento, o Avenger é 16 centímetros mais curto e 13 centímetros mais baixo do que o Renegade. Está equipado com uma bateria de 54 kWh e um único motor elétrico com 115 kW (156 cv e 260 Nm de binário máximo).
Anuncia uma autonomia entre 400 quilómetros (combinado) e 550 quilómetros (ciclo urbano), sendo possível carregar em cerca de 24 minutos dos 20 aos 80% num terminal rápido de 100 kW (CC). Num posto de 11 kW (AC), a operação é efetuada em cerca de 5,5 horas (0-100%).
“O novo Jeep Avenger representa um marco fundamental para a marca, uma vez que é o primeiro de um portefólio de veículos BEV da Jeep totalmente novos a ser introduzido na Europa”, disse Christian Meunier, CEO da marca Jeep. “Oferece a típica capacidade da marca Jeep perfeitamente adequada para o mercado europeu e no Salão Automóvel de Paris estamos a mostrar por que razão é uma grande alternativa totalmente elétrica da marca Jeep aos atuais protagonistas do segmento B-SUV”.
O novo Avenger é o primeiro veículo Jeep com tração dianteira equipado de série com os sistemas Selec Terrain e Hill Descent Control. O sistema Selec Terrain oferece seis modos: “Normal” para a condução diária; “Eco” para aumentar a autonomia; “Sport” para um maior prazer de condução; “Snow” para máxima tração em estradas ou trilhos gelados; “Mud” para otimizar o desempenho sobre lama e melhorar a aderência; “Sand” para limitar o risco de ficar retido em solo arenoso.
Leia ainda: Jeep vai recompensar condutores mais ecológicos
A versão Launch Edition dispõe de uma pintura de dois tons – Sun com tejadilho Volcano ou Granite com tejadilho Volcano – ou pintura total no tom Volcano e é realçada por vidros escurecidos, jantes de liga leve de 18″ e faróis dianteiros e traseiros integralmente em LED.
O habitáculo inclui iluminação ambiente multicor e um painel frontal do tablier em tom amarelo; bancos premium pretos com função de aquecimento com destaques amarelos; para-brisas aquecido; uma cobertura almofadada da consola central; um piso de carga ajustável em altura e uma porta traseira mãos-livres com abertura automática.
Além disso, a versão especial de lançamento oferece de série o sistema infotainment Uconnect de 10″ com ecrã de 10,25″, painel totalmente digital de 10,25″, compatibilidade Apple Car Play/Android Auto sem fios e compartimento de carregamento sem fios para smartphones.
“O Avenger será o novo ponto de entrada para a gama Jeep que nos permitirá completar a nossa oferta de modelos SUV e esperamos que se torne o modelo mais vendido do nosso portefólio até 2024”, disse Antonella Bruno, Diretora da Jeep Europe na Stellantis. “O Avenger adiciona outro nível de eletrificação à nossa oferta e representa mais um passo na evolução da marca Jeep”.
Até 2025, a Jeep pretende lançar mais quatro modelos exclusivamente elétricos no Velho Continente.