O regresso do R5 tem feito correr alguma tinta. Não que abunde a informação acerca do regresso do icónico modelo, mas sim porque a Renault abraçou uma estratégia que se apoia na divulgação de dados “a conta-gotas”. Agora divulgou algumas imagens teaser muito esclarecedoras, nas quais pode ver-se duas unidades do Renault 5 com acabamento em preto mate, às quais foram adicionadas algumas linhas vermelhas e amarelas que mostram as formas gerais da carroçaria. Estes são de longe os carros de produção mais próximos que vimos em fotos oficiais até o momento.
No R5 elétrico que chegará aos concessionários a partir de 2024, podemos ver que a Renault fez algumas mudanças importantes em relação ao protótipo. Agora existem puxadores convencionais, espelhos maiores, para-choques redesenhados e novos faróis e LED com uma assinatura de luz ligeiramente modificada.
A imagem lembra fortemente o Renault 5 lançado no mercado em 1972 e tudo indica que será um modelo pequeno como o modelo original. Espera-se ronde os 3,92 metros de comprimento, ou seja, ligeiramente mais curto que o atual Clio (4,05 metros).
Leia ainda: Renault aumenta garantia dos seus modelos
Do interior, de momento, pouco se sabe, mas deve esperar-se um ou dois ecrãs para o painel de instrumentos e o sistema multimédia, um estilo minimalista numa alusão ao R5 dos anos 70 e espaço suficiente para pelo menos quatro passageiros adultos.
Em relação à mecânica, tudo indica que a opção recaia num motor elétrico de 100 kW (136cv) alimentado por uma bateria de 40 kWh na versão de acesso, chegando aos 52 kWh e 400 quilómetros de autonomia.
Leia ainda: Será assim o interior do novo Fiat Panda Elétrico
O R5 terá uma versão Alpine, que será denominada de A290, mais potente e com um desempenho dinâmico aperfeiçoado, assim como um estilo condizente com os pergaminhos da Alpine.
O lançamento no mercado está previsto para 2024, substituindo o Zoe. Os preços deverão arrancar nos 25.000 euros para a versão equipada com a bateria mais “compacta”.