O Capri está de regresso, agora no formato da moda, logo SUV, e movido exclusivamente a eletricidade. O novo modelo recupera o nome utilizado entre 1968 a 1986 no desportivo de grande popularidade concebido como uma alternativa europeia ao Mustang. O novo Capri pouco (ou nada) tem a ver com o ilustre antecessor, uma vez que se trata de um SUV “coupé” derivado do Explorer. Os preços começam nos 55.543 euros.
A plataforma é a mesma do Explorer, que, por sua vez, deriva da conhecida plataforma MEB do Grupo Volkswagen, que “serve” igualmente os Volkswagen ID.4 e ID.5, por exemplo, e está disponível nas versões tração traseira e integral, dependendo do número de motores, um ou dois.
“Celebrando o nosso passado enquanto reinventamos o nosso futuro. Um automóvel que só a Ford poderia construir. A lenda está de volta”, afirmou Amko Leenarts, diretor de design da Ford.
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No lançamento, o Capri estará disponível em duas opções de bateria, de 77 e 79 kWh. O primeiro oferece 286cv, tração traseira, e pode percorrer mais de 620 km com um único carregamento. É capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em escassos 6,4 segundos.
A segunda versão, de bateria de 79 kWh, tem dois motores para debitar 340cv de potência. Anuncia uma autonomia de 592 km e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos.
A velocidade máxima é limitada em ambos os casos a 180 km/h, enquanto o carregamento de 10 a 80% demora aproximadamente 26 minutos utilizando um carregador rápido DC de 185 kW. Estão disponíveis dois níveis de equipamento, Capri e Capri Premium.
Todos os Capri contam, de série, com ar condicionado de duas zonas, bancos dianteiros reguláveis em 12 posições e sistema de aquecimento e massagens, retrovisores exteriores rebatíveis e aquecidos com a capacidade de projecção da imagem de um Capri no piso, acesso e arranque sem chave, sistema de carregamento wireless para smartphones e emparelhamento Apple CarPlay e Android Auto.
Já a versão mais equipada (Premium), acresce um sistema de som B&O de 10 altifalantes e subwoofer, iluminação ambiente no habitáculo, faróis dianteiros Matrix LED e abertura elétrica da porta da mala. Ainda que, o acréscimo de peso trazido pelo sistema, possa vir a custar cerca de 32 km na autonomia.
Os preços para Portugal são de 55.584 euros para a versão Capri de 286cv e 62.649 euros para a versão de 340cv. As versões Premium variam entre os 58.613 e os 65.719 euros.