A reação dos clientes ao novo R5 está a correr melhor do que o esperado: desde a abertura das encomendas, em maio, o fabricante francês atingiu os seus objetivos de vendas a 300%, apesar de neste momento só estar disponível para encomenda na versão mais dispendiosa (motor de 150cv e bateria de 52 kWh).
Segundo a publicação francesa L’Argus, a Renault prevê que no próximo ano venda cerca de 45 mil unidades só no mercado francês (no seu melhor ano, o Zoe vendeu 37.410 unidades), o que significará duplicar o seu principal rival, o Peugeot e-208, que se contentou com 22.700 unidades em 2023.
As versões mais acessíveis (motores de 95 e 120cv, bateria de 40 kWh) só chegarão em meados de 2025. Até agora, apenas as pré-séries saíram da fábrica francesa de Douai.
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Os clientes que adquiriram o “R Pass” (passe de entrega prioritária) antes de 30 de maio receberão o seu exemplar em dezembro, enquanto os que o adquiriram entre 31 de maio e 17 de junho terão de esperar até janeiro de 2025. Os compradores que fizerem as suas encomendas não receberão o seu R5 até à primavera.
Em Portugal, os preços arrancam nos 33 mil euros para a versão Techno, equipada com bateria de 52 kWh e motor elétrico de 150cv, com autonomia anunciada de até 410 km (ciclo WLTP).
Novo R4 a caminho
Em outubro chega também o novo R4, que partilhará plataforma e soluções mecânicas com o R5, diferenciando-se pela carroçaria maior (4,16 metros de comprimento) e um interior mais espaçoso e modular.
A estética será, naturalmente, inspirada na das lendárias “4L” (1961-1994), das quais retirará elementos como os faróis circulares, envolvidos numa grelha preta, a porta traseira inclinada e as luzes traseiras verticais.
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Neste caso, não existirá uma versão de 95cv, pelo que a sua oferta deverá limitar-se a dois conjuntos mecânicos de 120cv (bateria de 40 kWh) e 150cv (52 kWh). O preço de entrada deverá ficar abaixo da barreira psicológica dos 30.000 euros.