A Volvo procurou simplificar ao máximo com o elétrico EX30, com o objetivo de reduzir custos e torná-lo o mais acessível para os clientes, mas agora está com problemas que levaram alguns compradores no Reino Unido a devolver os seus carros e pedir o reembolso total.
Segundo a revista britânica Autocar, o problema encontra-se no software. O EX30 praticamente não tem botões físicos e conta com o ecrã central tátil para tudo, desde ligar os faróis até reiniciar o computador de bordo.
O problema é que o ecrã, que é essencial para toda a interação do condutor com o carro, terá ficado “negro” em vários carros vendidos no Reino Unido, deixando de mostrar qualquer imagem, logo de funcionar, deixando os condutores completamente “apeados”.
Leia ainda: Novo Volvo é um SUV, é elétrico e acelera como um Porsche 911
Além disso, segundo a mesma fonte, os proprietários queixam-se de que os botões do volante deixaram de responder, mas também falhas nas tentativas de carregamento, bem como a ativação aleatória do sistema de travagem de emergência sem motivo aparente.
Em alguns casos, o ecrã funcionava corretamente, mas as informações mostradas eram imprecisas, como o tempo ou estimativas de autonomia. Outros problemas, como a reversão dos perfis do condutor para as configurações de fábrica e falhas nas ajudas à condução, também foram relatados.
“Reconhecemos que isso não é o que esperam de seu Volvo e estamos a trabalhar para solucionar isto o mais rápido possível com o mínimo de inconveniência para os nossos clientes”, disse um porta-voz da Volvo à Autocar.
Leia ainda: Volvo desiste dos motores Diesel já em 2024
“Num número muito pequeno de casos no Reino Unido, os clientes optaram por exercer os seus direitos de consumidor para devolver os seus carros. A Volvo Cars esforça-se e continua a apoiar os clientes durante toda a jornada de propriedade e, em geral, continuamos a ser encorajados pelo feedback positivo que estamos a receber dos proprietários”, acrescentou.
Os problemas de software não são exclusivos do EX30. Também o EX90 tem visto o seu lançamento constantemente adiado pelos mesmos motivos.
Inicialmente previsto para 2023, o SUV topo de gama só agora começou a ser produzido. E ainda assim com algumas funções do veículo desativadas para posterior atualização e ativação de forma remota.