A Volvo volta a ter um modelo acessível para o lugar do desaparecido Volvo C30, embora desta vez não seja um compacto, mas sim um SUV elétrico com 4,23 metros de comprimento.
Com preços a partir dos 37.900 euros, o EX30 posiciona-se como modelo mais barato da marca sueca. Está abaixo do XC40, mas está disponível com um motor mais potente que qualquer um dos outros modelos da Volvo.
Está disponível com três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes: “Single Motor” com bateria LFP (fosfato de ferro-lítio); “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC (lítio, níquel, manganésio e cobalto), sempre com 272cv e autonomia entre os 344 e os 480 km; e “Twin Motor Performance”, com um segundo motor elétrico, para um rendimento total de 428 cv e uma autonomia de 460 km.
Leia ainda: O regresso da Volvo à tração traseira
É também o carro que acelera mais rápido pelo menor custo: faz dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos, sendo mais rápido que o Porsche 911 GT3 com caixa manual (3,9 segundos). Os preços arrancam nos 52.777 euros, o que o torna no modelo com a melhor relação preço-potência do mercado.
Tem uma potência de carregamento até 153 kW, podendo carregar a bateria de 10 a 80% em cerca de 25 minutos.
No interior, o EX30 distingue-se pelo minimalismo, com um ecrã único (sem painel de instrumentos à frente do condutor), com tecnologia Google integrada onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo.
Outro detalhe passa pelos interruptores dos vidros das portas, deslocados para a consola central, com a Volvo a prometer que serão de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro.
Leia ainda: Portugal em destaque na nova campanha internacional da Volvo
As primeiras unidades do EX30, que também terá uma variante Cross Country, com estilo mais fora de estrada, chegam a Portugal no início de 2024.