A Volvo regressa, pela primeira vez em 25 anos, desde o Volvo 940, à tração traseira, com as versões “single motor” e “single motor extended range” dos elétricos XC40 Recharge e C40 Recharge. A potência varia entre os 238 e os 252cv da opção mais potente.
As opções de tração traseira substituem as versões de tração dianteira, passando a gama dos dois modelos a ser composta por duas opções de tração traseira (single motor e single motor extended range) e uma de tração às quatro rodas (twin motor).
A opção single motor é acionada por um motor elétrico de íman permanente de 175kW (238cv), em lugar dos 170 kW (231 cv) na anterior versão de tração dianteira.
No XC40 Recharge, com a mesma bateria de 69kWh, mas as melhorias na eficiência do sistema de arrefecimento permitem agora atingir maior autonomia, passando de 425 km para 460 kms (WLTP). Para o C40 Recharge, a autonomia passa de 438 km para 476 km (WLTP).
Nestas versões, o carregamento de 10% a 80% demora agora cerca de 34 minutos utilizando um carregador DC de 130kW.
Leia ainda: Adeus XC90. EX90 será o Volvo mais seguro de sempre
A variante de tração traseira tem ainda disponível uma opção mais poderosa e com maior autonomia denominada single motor extended range, com 185 kW (252 cv) e bateria de 82 kWh, para autonomia de 515 km e 533 km no C40 Recharge.
A capacidade de carregamento desta opção também se torna mais rápida através de um pack de baterias maior que permite carregar à taxa máxima de 200kW DC (anteriormente o máximo permitido era 150kW DC) demorando agora aproximadamente 28 minutos a carregar de 10% a 80% da capacidade.
A versão AWD, denominada Twin Motor, beneficia também de melhorias, com novo conjunto de motores elétricos, o de imã permanente para o eixo traseiro com 183 kW (249 cv) e um novo motor assíncrono de 117kW (159 cv) para o trem dianteiro.
Leia ainda: ‘World of Volvo’ abre portas em 2024
Nesta versão topo de gama, o XC40 Recharge anuncia 500 km com única carga, um aumento de 62 km em relação à anterior versão. O C40 Recharge passa 451 km para 507 km no valor de homologação.
“Este é mais um grande passo com vista à nossa eletrificação total em 2030. A autonomia e os tempos de carregamento são fatores fundamentais para cada vez mais clientes, por isso, estas melhorias tornam os nossos modelos elétricos ainda mais atrativos”, sublinhou Javier Varela, Chief Operating Officer & Deputy Chief Executive – Volvo Cars.
Os preços do novo XC40 Recharge arrancam agora nos 51.672 euros, enquanto o C40 Recharge tem preços a partir de 53.620 euros.