Em 2024, a Renault relançará aquele que provavelmente é o seu clássico mais popular, o 4L. Este modelo, também conhecido como R4, Quatrelle ou “4Latas”, regressará como um SUV compacto com desenho “retro” posicionado entre o novo R5 e o Mégane E-Tech.
Com aproximadamente 4,16 metros de comprimento, o novo R4 estará disponível com dois níveis de potência (125 e 150 cv) e dois “tamanhos” de baterias (42 e 52 kWh). O objetivo de autonomia perseguido pela empresa é de cerca de 420 km (no ciclo WLTP).
Em qualquer dos casos, as células (fabricadas pela Envision AESC) serão do tipo NCM (níquel, cobalto, manganês), uma vez que a Renault até agora não quis apostar na química acessível LFP (lithium-ferronphosphate).
Inicialmente, o conjunto contará com refrigeração líquida, enquanto o sistema de ar condicionado poderá incluir opcionalmente uma eficiente bomba de calor.
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Quanto à carga, espera-se que de série possa atingir os 7 kW em corrente alternada, oferecendo como extra carregamento semi-rápido a 22 kW em trifásico. O modelo de 42 kWh atingirá 85 kW em corrente contínua, enquanto o modelo de 52 kWh atingirá um pico de 130 kW.
A nova 4L, que também terá uma variante comercial, vai destacar-se ainda pela versatilidade. Assim como o 4L original, terá um banco traseiro altamente modular.
Segundo a publicação francesa L’Argus, o preço da nova 4L deverá arrancar nos 29.000 euros, ou seja, cerca de 5.000 euros mais que o novo R5 de potência e autonomia equivalentes.