Que Carro Comprar
  • ATUALIDADE
  • CAMPANHAS
  • NOVIDADES
  • FRENTE A FRENTE
  • ELÉTRICOS
  • DICAS
  • Segurança
Facebook Gostos
Twitter Seguidores

geral@quecarrocomprar.pt

Que Carro Comprar
  • ATUALIDADE
  • NOVIDADES
  • FRENTE A FRENTE
  • CAMPANHAS
  • NOVIDADES

E agora, um Porsche 911… Dakar

  • Novembro 11, 2022
Total
1
Shares
1
0
0

É, já, a 16 de novembro, que a Porsche vai revelar a versão mais inesperada (ou não…) do 911: o 911 Dakar. Este será o primeiro desportivo de duas portas a oferecer excelentes capacidades todo-o-terreno. A denominação da versão é uma homenagem à primeira vitória da Porsche no Paris-Dakar. A revolucionária vitória aconteceu em 1984 com um Porsche 911 modificado – que tinha sido equipado, pela primeira vez, com um sistema de tração integral.

Mais de 10.000 quilómetros de testes todo-o-terreno

No desenvolvimento, o 911 Dakar foi testado em condições extremas, num total de mais de meio milhão de quilómetros percorridos, dos quais mais de 10.000 km foram realizados fora de estrada.

Por exemplo, a pista de testes de Château de Lastours, no sul de França, foi utilizada para testar o comportamento do desportivo em percursos típicos de rali e para afinar a suspensão. Quilómetros após quilómetros de superfícies soltas meteram o 911 Dakar à prova: “Todas as equipas do Dakar vêm aqui testar os seus veículos na Europa antes do rali”, diz Romain Dumas, piloto de fábrica da Porsche.

Numa fase inicial, o francês ficou intrigado com a tarefa de conduzir um novo 911 na Château de Lastours. Contudo, rapidamente foi surpreendido pelo desempenho fora de estrada do 911 Dakar. Nem mesmo os saltos foram problema para o chassis graças ao design robusto e a uma altura ao solo superior. O 911 Dakar lidou também da melhor forma com os drifts.

“Eu sabia o que um 911 era capaz de fazer em estrada”, diz Dumas, “mas fiquei absolutamente estupefacto com o bom desempenho aqui à solta”. 

Leia ainda: Novo Porsche 911 Sport Classic. O regresso do ‘Cauda de Pato’

Walter Röhrl ficou impressionado com a condução na neve e no gelo

Walter Röhrl, duas vezes campeão do mundo de ralis, não conseguiu resistir à oportunidade de pilotar o 911 Dakar nos extensos campos de ensaio de Arjeplog, na Suécia. O gelo espesso dos lagos gelados oferece aos pilotos de testes da Porsche a base ideal para uma superfície de neve compacta e fechada em aproximadamente 90% – um cenário mais realista do que a pura camada de gelo.

Com o baixo coeficiente de fricção sobre a neve, tudo se resume à precisão da tração e direção. Mesmo fora de estrada, um Porsche 911 tem de fornecer um feedback preciso. Röhrl, embaixador da marca Porsche, ficou entusiasmado: “o veículo é incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este veículo antes de ele próprio o conduzir”.

Programa de testes intenso no deserto

O novo 911 Dakar também teve de provar o seu valor na areia do deserto. No Dubai e em Marrocos, os pilotos de testes conduziram o desportivo, vezes sem conta e sem piedade, por dunas íngremes de 50 metros com temperaturas de até 45 graus. “O 911 Dakar apresentou uma impressionante performance mesmo no deserto”, refere Frank Moser, Vice President Model Line 911/718.

“Especialmente aqui, o 911 Dakar pode aproveitar ao máximo as suas vantagens conceptuais – a combinação de baixo peso, uma maior altura ao solo, um potente motor na traseira e a curta distância entre eixos proporcionam uma experiência de condução entusiasmante. Eu próprio pude experimentá-lo em test drives no Sahara”.

Bergmeister e Kern surpreendidos pela dinâmica de condução em todas as superfícies

Jörg Bergmeister, embaixador da marca Porsche, também teve a possibilidade de testar o 911 Dakar, como parte do desenvolvimento do veículo, e ficou surpreendido com a dinâmica de condução do desportivo, tanto em superfícies soltas como em estrada. “Não imaginava que um veículo com esta distância ao solo e pneus todo-oterreno ainda se sentiria como um Porsche 911 no asfalto”, sublinhou Bergmeister.

Já Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, também ficou surpreendido durante as afinações finais. “No início não tive a coragem de levar o veículo ao limite. Mas estou muito satisfeito com a condução em superfícies soltas. Até o ABS está melhorado para a travagem em gravilha. É incrível a quantidade de tração que os pneus todo-o-terreno proporcionam. Este desportivo é espantoso de conduzir”.

Total
1
Shares
Partilhar 1
Tweet 0
Pin it 0
Tags
  • 911
  • Dakar
  • Porsche
Notícia anterior
  • ATUALIDADE
  • Oficina

Citroën vende peças usadas para controlar custos dos clientes

  • Novembro 10, 2022
  • Redacao
Ver notícia
Próxima notícia
  • CAMPANHAS

Opel ‘Electric Black Days’ com campanha de retoma de até 3.000 euros

  • Novembro 11, 2022
  • Redacao
Ver notícia
Também poderá gostar de
Ver notícia
  • NOVIDADES

Citroen promete elétricos com preços ‘muito agressivos’

  • Redacao
  • Março 21, 2023
Ver notícia
  • NOVIDADES

Ford Bronco já tem preços para Portugal

  • Redacao
  • Março 15, 2023
Ver notícia
  • ELÉTRICOS
  • NOVIDADES

Carro elétrico da Xiaomi chega em 2024

  • Redacao
  • Março 12, 2023
Ver notícia
  • ATUALIDADE
  • NOVIDADES

Quanto custa atualmente o mais barato dos Mercedes? E dos BMW ou dos Audi?

  • Redacao
  • Março 5, 2023
Ver notícia
  • NOVIDADES

Alfa Romeo 6C. Ainda nem sequer foi apresentado e… já está esgotado

  • Redacao
  • Fevereiro 27, 2023
Ver notícia
  • NOVIDADES

É assim o interior do novo Mercedes-Benz Classe E

  • Redacao
  • Fevereiro 22, 2023
Ver notícia
  • NOVIDADES

Novo Renault Clio ‘apanhado’ nas ruas de Valência

  • Redacao
  • Fevereiro 21, 2023
Ver notícia
  • NOVIDADES

Mini Cabrio elétrico. Só há 13 para Portugal

  • Redacao
  • Fevereiro 16, 2023
A não perder
  • Citroen promete elétricos com preços ‘muito agressivos’

    • Março 21, 2023
    Ver notícia
  • Ford Bronco já tem preços para Portugal

    • Março 15, 2023
    Ver notícia
  • Carro elétrico da Xiaomi chega em 2024

    • Março 12, 2023
    Ver notícia
  • Quanto custa atualmente o mais barato dos Mercedes? E dos BMW ou dos Audi?

    • Março 5, 2023
    Ver notícia
  • Alfa Romeo 6C. Ainda nem sequer foi apresentado e… já está esgotado

    • Fevereiro 27, 2023
    Ver notícia
Últimas notícias
  • ID.2 terá painéis de instrumentos clássicos da Volkswagen
    • Março 22, 2023
  • Citroen promete elétricos com preços ‘muito agressivos’
    • Março 21, 2023
  • Ford Bronco já tem preços para Portugal
    • Março 15, 2023
  • Sucessor do Volkswagen T-Roc produzido em Espanha?
    • Março 12, 2023
  • Carro elétrico da Xiaomi chega em 2024
    • Março 12, 2023
Mais lidas
  • 1
    ID.2 terá painéis de instrumentos clássicos da Volkswagen
  • 2
    Sucessor do Volkswagen T-Roc produzido em Espanha?
  • 3
    O regresso do Lancia Stratos?
  • 4
    Quanto custa atualmente o mais barato dos Mercedes? E dos BMW ou dos Audi?
  • 5
    ‘Material Loop’ ou como a Audi quer transformar o velho em novo
Que Carro Comprar
  • ATUALIDADE
  • NOVIDADES
  • FRENTE A FRENTE
  • CAMPANHAS
As novidades, as campanhas que o ajudam a escolher automóvel

Escreva as suas palavras chave de pesquisa e clique Enter.