O novo SUV da Dacia, o Bigster já está disponível, em Portugal, para encomenda. Os preços começam nos 24.250 euros, com as primeiras entregas previstas para maio. Exceção feita para a motorização ECO-G 140, com abertura de encomendas prevista para abril.
O maior modelo de sempre da Dacia está disponível em quatro níveis de equipamento: Essential, Expression e dois níveis topo de gama com conteúdos diferentes, mas complementares, pelo mesmo preço. O Extreme foi concebido para os entusiastas das atividades ao ar livre, com um teto de abrir panorâmico, barras de tejadilho modulares, estofos em TEP sintético microcloud laváveis, tapetes de borracha e o sistema YouClip 3 em 1 de série; enquanto o Journey para os clientes que preferem viajar com estilo, incluindo revestimentos dos bancos com um conforto aprimorado, banco do condutor com ajuste elétrico e porta traseira elétrica de série.
Leia ainda: Novos Dacia a GPL serão eletrificados
A nova cor de carroçaria Azul Índigo e a cor de carroçaria bi-tom opcional (disponível nas versões Extreme e no Journey) são exclusivas do Bigster.
Com 4,57 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura , o Bigster é 230 mm mais comprido que o Duster. A nível visual destaque para o para-choques dianteiro redesenhado, para distância entre eixos maior e para o vão traseiro alongado. Inclui elementos específicos nas guelras laterais, nas janelas e na tampa da mala.
Eco-G 140, o primeiro gasolina/GPL com um sistema mild-hybrid de 48V
Em termos mecânicos, o Bigster estreia o motor TCe 140 que combina um motor a gasolina de 1.2 litros e 3 cilindros, turbo, de nova geração, com um sistema mild-hybrid de 48V, mas também o inédito Eco-G 140, que combina uma configuração biocombustível gasolina/GPL (1.2 litros e 3 cilindros, turbo), com um sistema mild-hybrid de 48V. A bateria de 0,8 kWh é recarregada através da travagem.
Funcionando a GPL, o Bigster ECO-G 140 emite, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina não híbrido equivalente. Com dois depósitos que contêm um total de 99 litros de combustível (50 litros de gasolina e 49 litros de GPL), tem uma autonomia de até 1450 km.
Instalado sob o piso da bagageira, o depósito de GPL não tem qualquer impacto no espaço de carga. Um interruptor no painel de instrumentos permite uma transição rápida e sem problemas de um tipo de combustível para o outro.
O Bigster é, também, o primeiro automóvel do Grupo Renault a ser comercializado com o novo grupo propulsor Hybrid 155, associado a uma caixa de velocidades automática, disponível a partir do nível de equipamento Expression. Os preços arrancam nos 29.500 euros.
Leia ainda: Dacia alarga garantia para até 7 anos ou 150 mil km
A única opção de tração integral é um TCe 130 4×4 com motor 1.2 mild-hybrid de 48V, caixa manual de seis relações e sistema Terrain Control 4×4 que permite escolher entre cinco modos: Auto, Snow, Mud/Snow, Off-Road e Eco.
Principais equipamentos de série
Bigster Essential: jantes em liga leve de 17″, barras de tejadilho fixas, Media Display com ecrã central tátil de 10,1″, painel de instrumentos digital de 7″, ar condicionado manual, sensores e câmara de estacionamento traseiros, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
Bigster Expression: como no Essential, + ar condicionado automático de dupla zona, travão de estacionamento elétrico, sensores de chuva, espelhos retrovisores elétricos rebatíveis, banco traseiro modular 40/20/40 com função Easy Fold.
Bigster Extreme: como no Expression, + jantes em liga leve de 18″, barras de tejadilho modulares, acabamentos exteriores e interiores em castanho-cobre, teto de abrir panorâmico, chave mãos-livres, estofos em TEP sintético Microcloud laváveis, tapetes de borracha e a bagageira, painel de instrumentos digital de 10″, sistema Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″ e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 altifalantes e controlo de velocidade em descidas.
Bigster Journey: como no Expression, + jantes em liga leve de 18″, pintura em dois tons, porta traseira elétrica, chave mãos-livres, consola central alta com apoio de braços, banco do condutor com comandos elétricos, painel de instrumentos digital de 10″, sistema New Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″ e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 colunas, carregador de telemóvel sem fios e regulador de velocidade adaptativo.