A BMW está a concluir os testes de desenvolvimento do seu novo modelo elétrico, o i5, que será apresentado oficialmente a 24 de maio. A produção arranca este verão em Dingolfing (Alemanha), embora o lançamento esteja previsto apenas para o mês de outubro.
A opção elétrica da nova geração Série 5 enfrentou um exigente programa de testes no norte da Suécia, incluindo a validação do circuito integral de aquecimento e arrefecimento com função de bomba de calor para a transmissão, bateria e habitáculo.
Na fase de lançamento, o i5 estará disponível em duas versões: eDrive40 e M60 xDrive. Este último estará equipado de série com o sistema Adaptive Suspension Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente.
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Segundo a BMW, o Série 5 vai oferecer a agilidade de um Série 3 com conforto de um Série 7. Embora a maioria de suas características técnicas ainda não tenha sido divulgada, a marca já divulgou os dados de consumo preliminar. O i5 eDrive40 será homologado com um consumo misto de 16,0-19,7 kWh/100 km e o i5 M60 xDrive de 17,9-21,2 kWh/100 km.
Na Alemanha, Canadá e Estados Unidos, estará disponível o Highway Assistant, que pode ser utilizado em velocidades de até 130 km/h. Este sistema controla a distância ao veículo da frente, centraliza o carro na faixa de rodagem e permite mudanças automáticas de faixa por ativação visual graças à utilização de uma câmara interna.
“Ao olhar para o retrovisor exterior, o condutor sinaliza ao veículo para iniciar o processo de mudança de faixa e efetuar os movimentos de direção e ajustes de velocidade necessários em velocidades de até 130 km/h, uma vez que o condutor confirme o seu desejo e a situação de transito o permita. O gesto puramente visual complementa o uso anterior do pisca ou alavanca indicadora, que também está disponível como alternativa”, explica a BMW.
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O i5 terá ainda a curiosidade de contar com uma variante carrinha, estando a i5 Touring prevista para a primavera de 2024.