É já, em janeiro, mais concretamente a 26 de janeiro, que a Audi vai desvendar o Activsphere Concept, o protótipo que antecipa a nova geração do TT, agora em “formato” elétrico.
O construtor alemão tem vindo a dar pistas sobre a sua visão de futuro através da família de protótipos elétricos “Sphere”, composta pelo roadster Skysphere Concept, a shooting brake Grandsphere Concept e o crossover citadino urbansphere Concept.
A 26 de janeiro, será a vez de desvendar o quarto membro desta saga, o crossover desportivo Activsphere Concept. Ao que tudo indica, o nome definitivo deverá ser eTTron (um jogo de palavras entre TT e e-tron, nome utilizado para identificar os modelos elétricos da marca dos quatro anéis).
Este modelo será um cruzamento entre um coupé e um SUV projetado para pessoas com um estilo de vida ativo, seguindo a mesma ideologia que deu origem ao Ford Puma ou ao Mustang Mach-E, por exemplo. Ao deixar de ser um carro puramente desportivo, o TT pretende alcançar uma maior aceitação comercial.
Leia ainda: Alguns Audi já são entregues com combustíveis sustentáveis R33
Na última imagem divulgada pela Audi, pode ver-se que será um modelo de cinco portas, abandonando a configuração de três portas utilizada pelas primeiras gerações do TT. O objetivo da mudança é oferecer “a máxima versatilidade para um estilo da vida ativa, dentro e fora de estrada”.
Espera-se, de resto, que o eTTron venha a utilizar um sistema elétrico de 800 volts que permitirá carregar a 270 kW de potência de corrente contínua (5-80% em aproximadamente 22,5 minutos).
A partir de 2026, a Audi só lançará no mercado modelos totalmente elétricos, eliminando gradualmente a produção dos seus modelos a combustão até 2033.