A Seat vai seguir as pisadas da Renault, que criou a Refactory de Sevilha, e desenvolver em Barcelona um complexo focado na economia circular que dará uma segunda vida aos veículos usados.
Numa primeira fase, a arrancar já em 2023, o construtor espanhol apenas recondicionará carros usados (tanto da sua marca, como das restantes marcas do Grupo Volkswagen), embora as baterias dos modelos elétricos também sejam reparadas, reutilizadas e recicladas posteriormente.
O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, já deu luz verde ao projeto, uma vez que o grupo está a dar maior prioridade à economia circular na sua estratégia empresarial.
Quando as novas instalações estiverem operacionais, a atividade centrar-se-á no recondicionamento de viaturas usadas da Seat e da sua rede de concessionários, quer em leasing ou rent-a-car como de retomas de clientes. Posteriormente, trabalhará também com as restantes marcas do grupo (Audi, Skoda, Volkswagen).

Esta será uma das diferenças fundamentais em relação à proposta da Renault, que aceitará tanto modelos próprios (Dacia, Renault, etc.) quanto veículos de marcas concorrentes.
Nos próximos anos, a economia circular promete tornar-se um importante pilar do negócio dos construtores de automóveis, não apenas porque a reciclagem de baterias abrirá uma nova rota de abastecimento de matérias-primas, mas também porque o retrofit de veículos usados ganhará cada vez mais relevância. devido aos elevados preços dos carros novos.
A Seat vai seguir as pisadas da Renault, que criou a Refactory de Sevilha, e criar em Barcelona um complexo focado na economia circular que dará uma segunda vida aos veículos usados.
Numa primeira fase, a arrancar já em 2023, o construtor espanhol apenas recondicionará carros usados (tanto da sua marca, como das restantes marcas do Grupo Volkswagen), embora as baterias dos modelos elétricos também sejam reparadas, reutilizadas e recicladas posteriormente.
O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, já deu luz verde ao projeto, uma vez que o grupo está a dar maior prioridade à economia circular na sua estratégia empresarial.
Quando as novas instalações estiverem operacionais, a atividade centrar-se-á no recondicionamento de viaturas usadas da Seat e da sua rede de concessionários, quer em leasing ou rent-a-car como de retomas de clientes. Posteriormente, trabalhará também com as restantes marcas do grupo (Audi, Skoda, Volkswagen).
Esta será uma das diferenças fundamentais em relação à proposta da Renault, que aceitará tanto modelos próprios (Dacia, Renault, etc.) quanto veículos de marcas concorrentes.
Nos próximos anos, a economia circular promete tornar-se um importante pilar do negócio dos construtores de automóveis, não apenas porque a reciclagem de baterias abrirá uma nova rota de abastecimento de matérias-primas, mas também porque o retrofit de veículos usados ganhará cada vez mais relevância. devido aos elevados preços dos carros novos.