É já esta, quarta-feira, 16 de março, que o Mercedes EQS 450+ vai dar início ao desafio de ligar Chaves a Faro, pela Estrada Nacional 2, utilizando apenas uma carga completa de bateria.
A ação até tem nome “1ZERO2 – Uma carga. Zero emissões. Toda a N2” e promete desafiar os limites de mobilidade e autonomia da luxuosa berlina elétrica, que assim se propõe a realizar 738 km em condições reais de utilização apenas com uma única carga da bateria.

O desafio de percorrer a estrada nacional mais longa de Portugal agiganta-se por estarmos em pleno inverno, com temperatura baixas que em nada contribuem para a melhor eficiência da bateria, além do percurso com mais de 12 horas de condução incluir elevações que quase tocam os 1000 m.
Leia ainda: Toyota promete baterias ‘eternas’ para o bZ4X
O tiro de partido será, então, esta quarta-feira às 8H da manhã, junto ao marco do Km 0 da cidade de Chaves, de onde o EQS 450+ irá partir depois de selada a tampa de carregamento por representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, de forma a garantir a não existência de carregamento até à chegada a Faro.
O EQS 450+ conta com tração traseira e uma bateria com uma capacidade útil de 107,8 kWh que alimenta um motor elétrico com 245 kW (333 cv) e 568 Nm. A autonomia anunciada (ciclo combinado WLTP) fixa-se nos 717 km.