DS, CX, XM ou, em tempos mais recentes, o C6. As entusiastas, esta sopa de letras soará como ‘música’. Ao leigo, as siglas escondem as berlinas mais famosas da Citroën e que sempre se destacaram pelo estilo inovador e avanços tecnológicos, sendo a suspensão hidropneumática a mais conhecida e apreciada. A saga tem agora continuidade com o C5 X, uma berlina que pretende recuperar um pouco da filosofia original ao misturar elementos de vários estilos de carroçaria: berlina, carrinha e SUV.
Os responsáveis da Citroën dizem que o X não aponta para o fora de estrada (para isso já existe o C5 Aircross). A letra remete precisamente para a mistura de rasgos que formam a sua silhueta: berlina, carrinha e SUV.
Com 4,805 m de comprimento, 1,865 m de largura e 1,485 m de altura, o C5 X lembra o Porsche Panamera Gran Turismo com uma traseira estilo “shooting brake”. A bagageira tem um volume base de 545 litros, que pode chegar aos 1640 litros.
Em Portugal, o topo de gama da Citroen está disponível com motores a gasolina 1.2 turbo de três cilindros com 130 cv e 1.6 turbo de 180 cv (ambos associados a caixas automáticas de 6 velocidades).
O primeiro anuncia 210 km/h, 6 l/100 km e emissões de CO2 de 135 g/km. Já a versão de 160 cv faz 0-100 km/h em 8,1 segundos, além anunciar consumos de 6,5 l/100 km e emissões de CO2 de 147 g/km.
Contudo, a versão com maior procura será certamente a versão híbrida plug-in que combina um motor 1.6 Puretech de 180 cv e um motor elétrico de 81,2 kW/110 cv, com a potência a ser gerida por uma caixa automática de oito velocidades ë-EAT8.
Esta versão tem uma potência combinada de 225 cv e proporciona uma autonomia em modo elétrico até 55 km. É capaz ainda de uma velocidade máxima de 233 km/h (135 km/h em modo EV) e fazer 0-100 km/h em 7,8 segundos. Anuncia consumos de 1,3 l/100 km e emissões de CO2 de 29 g/km.
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A gama divide-se nos níveis de equipamento Feel, Feel Business (direcionado às empresas), Feel Pack, Shine e Shine Pack. O nível Feel inclui: acendimento automático dos faróis, ajuda ao estacionamento traseiro, arranque mãos livres, climatização automática bizona, ecrã tátil HD a cores de 10”, jantes em liga leve 17’’ VORTEX, limpa para-brisas automático, My Citroën Play Plus, Pack Drive Assist, retrovisores exteriores rebatíveis, com regulação e desembaciamento elétricos, sistema áudio MP3 6 altifalantes, suspensão Citroën Advanced Comfort, travão de estacionamento elétrico, vidros laterais traseiros escurecidos, volante revestido a cabedal e Ambiente Standard.
Quanto custa?
Os preços arrancam nos 34.857 euros para a versão 1.2 PureTech 130 S&S EAT6 Feel, enquanto a versão híbrida Plug-in está disponível a partir dos 43.653 euros (Hybrid 225 S&S ë-EAT8 Feel Pack).