O AdBlue é um composto utilizado em veículos a gasóleo com o objetivo de reduzir as emissões de óxido de azoto. Todos já ouvimos falar dele, e se o seu o utiliza, saberá certamente que precisa de reabastecer Adblue com alguma regularidade. No entanto, o que acontece quando fica sem AdBlue? Nada de bom, já explicamos.
Os carros que utilizam Adblue alertam 2.000 quilómetros antes de acabar, portanto há espaço de sobra para abastecê-lo antes que se esgote na totalidade. Agora, para quem arrisca, temos más notícias.
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Se o AdBlue acabar enquanto circula, não haverá problemas, poderá continuar a circular normalmente. Contudo, logo que desligue o veículo, quando o for a ligar novamente, a maioria dos carros não o permite e simplesmente não liga. A solução é chamar o reboque e levar o carro para um concessionário oficial para que possam reabastecer e também colocar o sistema “a zeros”.
O problema é óbvio, mas felizmente tem uma solução mais do que fácil: não deixe que se esgote por completo.
Os quilómetros que podem ser percorridos com um depósito de AdBlue dependem da capacidade do mesmo, mas regra geral variam entre 10 e 20 litros, ou seja, é possível conduzir entre 6.000 e 8.000 quilómetros a partir do momento em que surge o alerta.
Além disso, como já referimos, o primeiro aviso surge quando faltam menos de 2.000 km, momento em que, ao dar à chave, a luz avisadora vai acender-se. Quando for inferior a 1.000 km, o alerta ficará ativo todo o tempo, portanto, é impossível ignorá-lo.
Qual é o consumo médio de AdBlue e como se pode saber se está a ficar sem AdBlue?
Tal como o consumo de combustível, o consumo de AdBlue também varia mediante vários fatores. O estilo de condução, a temperatura de funcionamento do sistema e a temperatura do ambiente são os mais preponderantes. Em média, o consumo de AdBlue ronda os 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 Km.