O Mercedes EQG, o Classe G transformado em elétrico, que já se encontra em testes de desenvolvimento, vai contar com a função G-Turn, o que lhe permitirá manobras inéditas, nomeadamente a capacidade de rodar 360º, à semelhança de um “tanque” de combate.
A função poderá ser ativada por um botão no painel de bordo, que faz com que os motores elétricos (um em cada roda) de um lado movimentem as rodas para a frente e as opostas em sentido oposto.
G-Turn Electric G-Class EQG ⚡️
📹: @MercBenzKing pic.twitter.com/45Akp7M9G5
— Electric Car (@electriccarev) November 22, 2022
Cada um destes quatro motores elétricos será colocado em cada roda, o que permitirá que sejam controlados de forma totalmente independente, através de um poderoso sistema de software e algoritmos que controlarão permanentemente a necessidade de potência extra e força para superar os obstáculos, com cada motor a contar com uma caixa de duas velocidades. Uma configuração que permite dispor de bloqueios do diferencial.
Leia ainda: Mercedes faz mais de 1200 km sem carregar
A bateria deverá ter uma capacidade de aproximadamente 100 kWh e estará integrada numa caixa fechada, permitindo ao EQG passar por águas mais profundas. A estrutura de aço também recebe uma camada adicional num composto em fibra de carbono para proteger contra rochas e outros impactos.
The G-turn of the EQG pic.twitter.com/zHHtHssRwo
— Jaan of the ΞV Universe ⚡ (@TheEVuniverse) November 22, 2022
Até aomomnto, a Mercedes-Benz não divulgou dados relativos à potência e binário, mas fontes da marca alemã citadas pela Autocar referem que poderão haver versões com diferentes potências, incluindo uma versão AMG com uma potência próxima dos 600cv.
Se o programa de desenvolvimento for cumprido dentro do plano previsto (quatro anos – arrancou há dois anos), o EQG deverá chegar aos concessionários algures em 2024.