A Citroen tem novo elétrico. Chama-se ë-C4 X, é uma berlina com estilo SUV e que já está disponível em Portugal com preços a partir dos 39.747 euros. As primeiras entregas estão previstas para o próximo mês de janeiro.
O novo elemento da gama elétrica da Citroen é 24 centímetros mais comprido que o C4, embora partilhe a mesma plataforma e distância entre eixos (2,67 metros).

O motor elétrico debita 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo (a marca anuncia 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, no modo Sport), que é alimentado por uma bateria de 50 kWh. A autonomia máxima é de 360 km, de acordo com o ciclo WLTP.
Leia ainda: Citroën vende peças usadas para controlar custos dos clientes
Pode ser carregado uma estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW DC, sendo que a bateria recarrega à velocidade mais rápida do segmento, aproximadamente 10 km/min, com 80% da carga a ser alcançada em 30 minutos.

Utilizando uma Wall Box de 7,4 kW / 32 amperes, o carregamento demora 7,5 horas com uma alimentação de uma única fase ou apenas 5 horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.
“O ë-C4 X irá contribuir, significativamente, para o fortalecimento da Citroën e para a sua estratégia de eletrificação”, afirmou Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën. “Muitos clientes manifestaram-nos o desejo de pretender uma alternativa acessível, responsável e elegante às berlinas de dois volumes e aos SUV, já tão numerosos no segmento dos grandes compactos.”
Leia ainda: Citroën vai dar pontos por carregar híbridos plug-in
Estão disponíveis quatro níveis de equipamento: Feel (39.747 euros); Feel Pack (40.107 euros); Shine (42.447€) e Shine Pack (43.746 euros), a versão mais equipada da gama.