É já, em julho de 2023, que a Stellantis (compreende as marcas Fiat, Citroen, Peugeot, Opel, DS, Alfa Romeo, Lancia, Jeep, Maserati, Abarth, entre outras) vai arrancar com um novo modelo de vendas em vários mercados selecionados (Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Holanda). O novo sistema de distribuição, no qual os concessionários tornam-se simples agentes do grupo, será, depois e progressivamente, implementado no resto da Europa.
Este modelo de venda direta, semelhante ao utilizado pela Tesla e Polestar, por exemplo, permitirá à Stellantis reduzir custos e aumentar o controlo sobre todo o processo de distribuição.
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Os revendedores concentrar-se-ão apenas na entrega e no serviço. Além disso, os preços serão indicados pelas próprias marcas, para que os clientes não se deparem com valores diferentes de agente para agente.
Uwe Hochgeschurtz, diretor de operações da Stellantis para a Europa, acredita que esta estratégia beneficiará todas as partes, ou seja, para o grupo, para os revendedores (que terão uma rentabilidade pelo menos equivalente à atual e estarão menos expostos a riscos, especialmente com stock) e para os clientes.
“Os clientes poderão tirar partido de uma abordagem multimarca e multicanal, com uma oferta de serviços mais ampla. Os Concessionários terão um novo e eficiente modelo de negócio que visa beneficiar do portefólio de 14 marcas da Stellantis, criando sinergias, otimizando custos de distribuição e propondo soluções de mobilidade sustentável adicionais. Os nossos parceiros desempenham um papel importante pelo facto de serem os representantes das nossas marcas no terreno”, refere o responsável.
Espera-se que esta transformação seja suportada por uma aposta firme na venda online, modalidade em que se especializarão marcas como a Lancia, que ao regressar ao cenário internacional (atualmente é comercializada apenas em Itália) implantará um total de 100 centros de entrega e serviço localizados nas 60 cidades europeias mais importantes.
Mudança abrangerá todas as marcas da Stellantis
Este modelo de venda direta e online será relativamente semelhante ao da Tesla, a empresa que popularizou esta estratégia. A diferença é que, enquanto a Tesla possui várias lojas próprias e centros de distribuição, a Stellantis manterá a sua extensa rede de concessionários operadas por terceiros.
Na prática, o sistema Stellantis combinará as vantagens do modelo Tesla com as de um esquema tradicional. Outras marcas, como a Volvo, seguirão o exemplo da Stellantis, porque, embora a empresa sueca mude para vendas diretas e online no final da década, manterá a atual rede de concessionários para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes.