A Polícia Municipal do Porto vai ter câmaras para multar carros mal estacionados de forma automática. Os equipamentos, que serão instalados nos tejadilhos de dois carros de serviço, deverão estar em funcionamento já em 2024.
De acordo com o Jornal de Notícias, as câmaras vão fazer o reconhecimento de veículos em situação de estacionamento ilegal, registando a matrícula e emitindo a multa automaticamente.
Leia ainda: Cuidado com as multas no estrangeiro, elas chegam mesmo a casa
Com o caderno de encargos para o concurso fechado, a esperança é que os aparelhos possam começar a ser utilizados já no próximo ano.
Segundo António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, este sistema não só permite uma melhor gestão dos recursos humanos, como é mais eficaz na fiscalização do estacionamento abusivo e dá até um exemplo: quando existe uma fila de automóveis mal-estacionados, o tempo que os agentes demoram a multar os primeiros veículos costuma ser suficiente para que alguns condutores removam o seu carro e, dessa forma, evitem a multa.
Além da instalação de câmaras de deteção de estacionamento ilegal, a Polícia Municipal do Porto vai contar também, já a partir de outubro, com dois radares móveis.
Os novos equipamentos serão utilizados alternadamente nas ruas da cidade do Porto onde for registada maior velocidade de circulação.
Enquanto um dos radares móveis será usado em tripé, outro baseia-se numa pistola de medição de velocidade nas ruas mais estreitas da cidade.