A Skoda revelou o interior dos novos Superb e Kodiaq e ambos têm pontos em comum. E, sobretudo, um elemento cada vez menos visto na “ditadura” dos ecrãs sensíveis ao toque, mas que faz todo o sentido: os comandos manuais independentes para o ar condicionado.
Smart Dials: a solução da Skoda
De facto, regular o ar condicionado é uma das tarefas fora da condução que mais realizamos em cada viagem. É por isso que há cada vez mais fabricantes que apostam em controlos físicos para o funcionamento, em vez de tácteis.
A Skoda vai combinar as duas possibilidades com a utilização de mostradores inteligentes. Ao todo, três botões rotativos físicos com painel táctil de 32 mm de diâmetro no interior através dos quais será possível gerir o ar condicionado ou o aquecimento.
Leia ainda: Skoda promete SUV elétrico por 25 mil euros
Os dois Smart Dials, exteriores para o condutor e passageiro da frente, controlam a temperatura interior, bem como o aquecimento e a ventilação dos bancos, apresentando a função atualmente em funcionamento.
O Smart Dial central controla até quatro funções diferentes, tais como o volume do sistema de infoentretenimento, a velocidade da ventoinha, a direção do ar e a climatização inteligente, os modos de condução e o zoom do mapa. O Smart Dial central é configurado através do menu do sistema de infoentretenimento e, mantendo o botão premido, é possível alternar entre as funções.
Para Peter Olah, Diretor de Design de Interiores na Škoda Auto, os “Škoda Smart Dials, expandem as opções intuitivas para controlar as funções do automóvel, combinando o melhor dos dois mundos: controlos físicos e ecrãs digitais”.
Além dos mostradores, os novos Superb e Kodiaq contarão com um novo ecrã de 13 polegadas que será proposto de série (atualmente as maiores são de 9,2 polegadas). Este ecrã será complementado por um painel de instrumentos digital, que já é oferecido nas gerações atuais, mas agora com 10 polegadas e novo desenho.
Leia ainda: Skoda escolhe Viana do Castelo para estreia mundial do Karoq
Outra inovação importante, e que terá mais impacto visual no interior do Superb e do Kodiaq, passa pelo desaparecimento do comando da caixa de velocidades da consola central. Agora, o pequeno seletor surge na coluna de direção, de forma que toda a área tradicionalmente ocupada pelo seletor fique livre para outros fins.