É já a 1 de setembro que entram em funcionamento 37 novos radares, incluindo os muito falados radares que controlam a velocidade média, que estarão presentes em 12 locais.
Estes novos radares detetam a velocidade do veículo num primeiro equipamento e depois voltam a registar a velocidade num segundo equipamento. O sistema calcula o tempo e a velocidade média entre estes dois pontos. Para identificar os locais, vai ser colocado um sinal de trânsito: é um retângulo na vertical com fundo azul e com a imagem de duas câmaras fotográficas a preto.

Os radares de velocidade média vão estar localizados em quatro autoestradas: na A1 (em Santarém e na Mealhada), na A25 (em Águeda), na A3 (em Braga e na Trofa) e na A42 (em Paços de Ferreira).
Veja AQUI onde se encontram os novos radares.
A velocidade média também vai ser controlada em três estradas nacionais: na Nacional 10 (no Montijo e em Vila Franca de Xira), na Nacional 109 (na Figueira da Foz) e na Nacional 211 (em Marco de Canavezes). E ainda em dois itinerários complementares: no IC19 (em Sintra) e no IC2 (em Loures).
Estes radares de velocidade média serão acompanhados por mais 25 radares convencionais, onde será medida apenas a velocidade instantânea.
Os locais previstos são: A2 (concelho de Albufeira), A44 (Vila Nova de Gaia), A7 (Guimarães), EN101 (Guimarães), EN103 (Barcelos), EN105 (Santo Tirso), EN119 (Benavente), EN125-10 (Faro), EN14 (Maia), EN18 (Belmonte), EN206 (Fafe), EN234 (Nelas), EN251 (Coruche), EN252 (Palmela), EN260 (Beja), EN5 (Montijo), IC17 (Loures), IC2 (Coimbra e Águeda) e IP7 (Lisboa).
O reforço de redares promete não ficar por aqui. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) encontra-se, igualmente, a preparar a instalação de mais 25 pontos de controlo de velocidade, o que fará aumentar para 62 o número de radares novos, presentes nas estradas portuguesas.
A partir desse momento, passarão a ser 123 o número de equipamentos de controlo de velocidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).