O SUV compacto da Alfa Romeo, o Tonale, é o primeiro automóvel no mercado equipado com um certificado digital NFT (non-fungible token).
A tecnologia baseia-se no conceito de “cartão blockchain”, um registo confidencial e não modificável das principais fases da vida de um veículo em particular.
Uma vez obtido o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser utilizado como garantia do estado geral do veículo, com um impacto positivo no seu valor residual.
No mercado de automóveis usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade com a qual os proprietários ou concessionários podem contar. Entretanto, os compradores ficarão tranquilos na sua escolha de um automóvel em segunda mão.
Leia ainda: Os melhores carros híbridos Plug-in da atualidade
O objetivo é uma maior transparência na hora de vender um Tonale usado, o que pode ajudar a melhorar a imagem de fiabilidade da marca italiana. A NFT poderá denunciar proprietários desleixados com a manutenção, por exemplo, e que apenas dão lavagem na hora de vender o carro.