A Mercedes Trucks desvendou o seu novo camião elétrico de longo curso, Actros e600, que promete 500 km de autonomia sem carregar para um veículo de 44 toneladas e que consegue transportar até 22 toneladas. As vendas arrancam já este ano e o início da produção está marcado para o final de 2024.
O novo camião elétrico conta com uma bateria de 621 kWh, composta por três módulos cada um com 207 kWh de capacidade e conta com um sistema elétrico de 800 volts e uma transmissão de quatro velocidades específica para utilização em transporte pesado de longa distância.

Os motores elétricos debitam uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW, e foram projetados internamente pelo fabricante alemão, que lhe permitiu extrair o máximo partido a uma bateria para apresentar uma autonomia de 500 quilómetros por carga, ou 1.000 km com um carregamento intermédio durante as pausas legais dos motoristas, mesmo sem o carregador de 1 megawatt.
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Segundo o construtor alemão, cerca de 60% dos percursos longos dos clientes da Mercedes-Benz na Europa são mais reduzidos do que 500 km, assim o foco está também na possibilidade de se conseguir carregar na hora de realizar as cargas e descargas da mercadoria.

Carrega em CCS até 400 kW, mas vai poder ser carregado a um Megawatt. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos.
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No que diz respeito à rentabilidade dos operadores de frotas, a Mercedes Trucks deu algumas estimativas que podem estimular os operadores a dar o salto para os camiões elétricos.
Segundo o construtor alemão, o eActros pode ser mais rentável do que um camião diesel “num período de uns cinco anos ou depois de uns 600.000 quilómetros, apesar de um preço de compra que é entre dois e dois anos e meio mais caro que o equivalente diesel”.
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes Trucks projetaram o eActros 600 para cumprir os mesmos requisitos de durabilidade e dos componentes que um Actros convencional de longa distância e serviço pesado comparável. Isso significa até 1,2 milhão de quilómetros em dez anos de operação. Após esse período de uso, o estado de saúde da bateria ainda deve ser superior a 80%.

Além disso, além de outras tecnologias de células de bateria, aproximadamente 95% da capacidade instalada pode ser usada com a tecnologia LFP, o que torna possível uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada.
Uma das curiosidades dos sistemas elétricos, especialmente quando se fala de camiões pesados, é a travagem regenerativa, o que permite reduzir a pressão sobre os travões mecânicos. Ao todo, estão disponíveis cinco níveis de recuperação diferentes.
Além do trator, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes rígidas do eActros 600 desde o seu lançamento, oferecendo aos clientes outras aplicações possíveis para o transporte totalmente elétrico.