Elon Musk não escondeu alguma desilusão com a qualidade (ou falta dela…) dos primeiros protótipos “candidatos a produção” da Tesla Cybertruck e exigiu uma melhoria dos índices de qualidade.
Num email interno, que acabou por ser revelado pelo portal Cybertruck Owners Club, Musk explica o problema da Cybertruck ser “feita de metal brilhante com arestas quase sempre retas”, o que faz com que qualquer variação dimensional apareça como “um polegar inchado”.
Leia ainda: Tesla acusada de falsear autonomias
E acrescenta: “Todas as peças deste veículo, sejam internas ou de fornecedores, precisam de ser projetadas e construídas com uma precisão inferior a 10 mícrones”, pode ler-se, fazendo ainda uma curiosa comparação com a… Lego.
“Isso significa que todas as dimensões das peças precisam de ir até à terceira casa decimal em milímetros e as tolerâncias precisam de ser especificadas em mícrones de um dígito. Se a LEGO e (as fabricantes de) latas de refrigerantes, que têm um custo muito baixo, conseguem fazer isso, nós também conseguimos”, sublinhou.

Esta não é a primeira vez que Musk pede atenção para a precisão dos acabamentos e montagem. Em 2018, talvez envergonhado pelas constantes reportagens sobre lacunas extremamente inconsistentes nos painéis do Model 3, por exemplo, Musk enviou um e-mail aos funcionários a pedir maior atenção com a montagem:
“O nosso carro precisa de ser projetado e construído com tanta exatidão e precisão que, se um proprietário medir dimensões, lacunas e nivelamento dos painéis, e as medidas não correspondem às especificações do Model 3, isso significa apenas que a fita métrica está errada.”
Leia ainda: Tesla revela degradação da bateria dos Model S e X após 321.000 km

A julgar pelas constantes reclamações de novos proprietários em fóruns como o Tesla Motor Club e pelo fraco desempenho nas Estudos de Qualidade da JD Power, a Tesla pode querer começar a incluir sua própria fita métrica em cada carro novo porque, cinco anos após o primeiro e-mail, parece que os problemas de montagem e acabamentos não desapareceram.