A gama que compõe o catálogo da DS Automobiles encontra-se articulada numa estrutura composta por quatro níveis de acabamentos. Os clientes podem escolher entre o básico “Bastille”, o desportivo “Performance Line”, o topo de gama conhecido como “Rivoli” e o mais luxuoso “Opera”. Quatro nomes que estão prestes a mudar completamente porque a DS vasculhou a gaveta das memórias da Citroën para recuperar um sobrenome histórico: PALLAS.
A designação, que foi introduzida há sessenta anos no lendário Citroën DS e cujo nome foi inspirado num título especial que os franceses deram aos mais luxuosos hotéis de cinco estrelas. O segundo nome não é Citroën, mas é uma palavra francesa também usada para descrever perfeição. “ÉTOILE” foi a maior distinção concedida aos bailarinos da Ópera Nacional de Paris desde o século XIX. Um estatuto de qualidade máxima, como o anterior, que estreará imediatamente a bordo do DS 4.
Dois nomes que irão substituir os quatro equipamentos atuais, simplificando assim a oferta e facilitando ainda mais a configuração dos seus modelos, cada um com um logótipo específico que os identificará e ambos com gráficos minimalistas, mas que têm o seu significado. A primeira é inspirada no eixo formado por obras arquitetónicas reconhecidas na capital parisiense.
A segunda reproduz o formato de estrela produzido pela radiação luminosa da iluminação das dezenas de avenidas que convergem para a Place Charles-de-Gaulle, anteriormente conhecida como Place de l’Étoile.
“O objetivo é oferecer maior clareza, de forma a destacar as principais características destas versões ancoradas numa herança coerente para a Marca”, refere a DS em comunicado.
Leia ainda: Alfa Romeo, DS e Lancia podem vir a ter superdesportivos elétricos
Para já, a DS não anunciou os equipamentos que ambos irão oferecer, limitando-se a salientar que prometem responder às expectativas dos clientes e justificar a sua escolha.
O DS 4 ficará encarregado de lançar os novos nomes, mas nada se sabe se será acompanhar por outras novidades, sejam estéticas ou mecânicas. O modelo, recorde-se, foi apresentado há pouco mais de três anos – a 3 de fevereiro de 2021 –, então é altura de uma primeira atualização.