Maserati MC20 poderá servir de base para o regresso do Lancia Stratos e o lançamento do DS E-Tense Performance.
As três marcas Premium do grupo Stellantis, Alfa Romeo, DS e Lancia, podem vir a ganhar supercarros elétricos desenvolvidos em conjunto. A base de partida poderá ser a versão elétrica do Maserati MC20. O objetivo é melhorar a imagem de marca num mercado cada vez mais dominado pelas marcas Premium.
Leia ainda: Maserati Grecale já tem preços
Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, confidenciou que no início de 2023 a marca apresentará um novo desportivo inspirado no lendário 33 Stradale. Embora este modelo seja realmente um protótipo, avançará as linhas do futuro desportivo do construtor transalpino.
“De momento, tenho dois cenários [possíveis]: que seja térmico ou que seja elétrico. Posso dizer que será muito emocionante, selecto e caro“, afirmou Imparato, que também confirmou o parentesco estético com o 33 Stradale. “Posso dizer que sim [eles serão parecidos], mas nada mais. Temos tantas ideias fantásticas baseadas na nossa história.”
A diretora executiva da DS, Béatrice Foucher, deixou escapar que a marca francesa poderia estar interessada no desenvolvimento de uma versão de produção do protótipo DS E-Tense Performance, um desportivo apresentado no início do ano e que conta com tecnologia da Fórmula E.
“Quando todos viram o protótipo, dissemos ‘ok, seria bom se pudéssemos construir um, ou vender este tipo de carro’, mas nenhuma decisão foi tomada ainda”, referiu. Quando questionado sobre as possíveis sinergias com outras marcas Stellantis, Foucher mostrou-se aberto a uma colaboração. “Obviamente, o que a [Stelantis] está a projetar em termos de tecnologia […] serve para todas as marcas premium, então sim, em termos de powertrain e baterias.”
Entretanto, a Lancia também confirmou que estuda o lançamento de “um carro desportivo de dois lugares com um nome histórico”. Se levarmos em conta as proporções do 33 Stradale e do DS E-Tense Performance, típicos de um supercarro de motor central, logo surge um candidato: o Stratos, um dos modelos mais lendários da Lancia.
Atendendo que a Stellantis é um grupo conhecido por padronizar ao máximo os componentes e levar ao máximo as sinergias entre marcas, podemos esperar que a Alfa Romeo, DS e Lancia partam do único supercarro atualmente vendido pelo grupo: o Maserati MC20, que a curto prazo receberá uma versão Folgore completamente elétrica.