Os postos de combustível em Espanha estão a aplicar até 30 de junho um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes. A medida destina-se a conter o aumento dos preços da energia.
O Governo espanhol aprovou a medida para atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas os preços dos combustíveis que dispararam desde o início da guerra na Ucrânia.
Leia ainda: Descontos no ISP. Governo revela fórmula matemática
O desconto foi aplicado em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país e estará em vigor, em princípio, até 30 de junho.
A diminuição do preço é aplicada automaticamente no momento do pagamento e será indicada no recibo de compra, apesar de o preço exibido no exterior e em cada terminal de abastecimento continuar a ser o “original”.
O regulamento aprovado pelo Governo espanhol prevê um desconto mínimo de 20 cêntimos por litro, dos quais 15 cêntimos serão sempre dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço.
Leia ainda: AUTOvoucher estende-se até abril
No entanto, as grandes companhias petrolíferas anunciaram descontos mais elevados, apesar de algumas os condicionarem à utilização pelo cliente dos seus programas de fidelidade, podendo o montante da redução ir até 28 cêntimos por litro, dependendo das condições.