A BMW divulgou na conta oficial da “BMW M” no Instagram as primeiras imagens do primeiro M3 elétrico, modelo que, nas palavras dos seus criadores, “estabelecerá novos padrões” para a lendária saga “M3”.
É certo que as fotografias ainda mostram um protótipo de testes camuflado, embora aparentemente com a carroçaria do modelo de produção, à exceção dos faróis, como acontece frequentemente com as “mulas” de testes da marca alemã.
Em comparação com o BMW i3, que será lançado em 2026, o M3 vai diferenciar-se por uma carroçaria mais agressiva, com cavas das rodas significativamente alargadas e para-choques específicos.
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O primeiro M3 elétrico estará assente na plataforma modular Neue Klasse, a mesma do i3, mas vai coexistir por tempo indeterminado com uma versão atualizada do atual M3 a gasolina, que receberá uma atualização para adotar a linguagem de estilo do homólogo elétrico. O motor continuará a ser o atual 3.0 litros biturbo de seis cilindros em linha.
Quatro motores elétricos e 1000 kW
Tudo indica que o elétrico terá um desempenho significativamente superior em comparação com o a gasolina, uma vez que contará com nada menos que quatro motores independentes, um para cada roda. Espera-se uma potência capaz de ultrapassar os 1.360cv (1.000 kW).
Contudo, este número estará reservado às versões mais radicais da gama. O M3 base deverá oferecer cerca de 700cv, potência mais condizente com a categoria e aspirações do veículo.
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Tanto o i3 como o M3 estarão equipados com as novas células cilíndricas de sexta geração da BMW no formato 4695 e arquitetura de 800 volts, para oferecer tempos de carregamento (10-80%) em apenas 12 minutos.
As versões convencionais poderão oferecer 1000 km de autonomia com uma carga, com o M3 elétrico a ser capaz de ultrapassar largamente os 520 km anunciados pelo atual i4 M50 xDrive.