A Audi está a trabalhar num projeto-piloto com a MANN+HUMMEL para desenvolver um filtro de partículas para automóveis elétricos que recolhe as partículas da área circundante. Tanto durante a condução como no carregamento, o filtro já vai ajudar a melhorar a qualidade do ar das cidades, durante esta primeira fase de testes.
Independentemente do sistema de transmissão de um veículo, 85% da poeira no tráfego rodoviário é causada por travões, pneus, ou abrasão da estrada. As partículas de pó mais pequenas, praticamente impercetíveis a olho nu, são de tamanho reduzido, com um diâmetro de apenas 10 micrómetros, e por isso podem ser facilmente inaladas.
No ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou limites de partículas significativamente mais baixos do que no passado, mas, segundo os especialistas, seria impossível cumprir estes novos valores em muitas das áreas urbanas da Alemanha.
Filtragem passiva durante a condução, filtragem ativa durante o carregamento
O projeto piloto foi lançado em 2020 e vai decorrer durante um período de quatro anos, explica Fabian Groh, Gestor de Projeto em Desenvolvimento de Sistema de Fixação na AUDI AG: “Este filtro de partículas é um exemplo da nossa procura por inovação para o benefício de todos e de uma colaboração bem-sucedida com fornecedores especializados. Já estamos a fazer muito, por nossa própria iniciativa. Prevemos que futuramente se torne também um requisito legal.”
Leia ainda: Quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos?
O filtro é integrado no fluxo de ar existente no veículo à frente do radiador, de modo que apenas sejam necessárias algumas modificações no veículo, mantendo os custos baixos. O elemento do filtro é controlado através da entrada de ar de refrigeração comutável e a sua função mecânica é comparável à de um aspirador. Através de um princípio semelhante, as partículas permanecem presas no filtro e o ar ainda pode fluir através dele.
Até à data, o filtro tem sido utilizado em veículos de teste Audi e-tron. Durante a condução, filtra passivamente por meio do movimento do veículo; o ar flui através do sistema de filtragem, que captura até as partículas mais pequenas. Outra possibilidade é a filtragem durante o carregamento estático. Um ventilador que já está incorporado em cada veículo elétrico faz passar o ar ambiente através do radiador – o sistema aproveita este processo e pode assim filtrar ativamente o ar que flui através dele, utilizando o filtro de poeira fina, assegurando que as partículas mais finas são absorvidas, mesmo quando parado. O que é ideal para utilização em ambientes urbanos, onde a poluição por partículas é muito mais elevada do que nas zonas rurais.
Eficácia comprovada através de testes de resistência
As avaliações realizadas nos veículos de teste não foram apenas utilizadas para analisar a eficácia dos filtros, mas também para determinar se a tecnologia afeta a utilização global do veículo.
Segundo a Audi, depois de mais de 50.000 quilómetros de testes de resistência, verificou-se que os filtros não tiveram qualquer efeito negativo no funcionamento do veículo elétrico, inclusive nos dias quentes de verão ou durante o carregamento rápido.