A Mini desafiou quatro artistas nacionais a exprimirem-se criativamente no tejadilho do elétrico Cooper SE. Ao todo, estão disponíveis 100 unidades que prometem dar nas vistas. A opção custa 750 euros.
A reserva destes tejadilhos personalizados com criações de Ana Humana, André da Loba, Fidel Évora ou Tamara Alves faz-se online, através da plataforma da marca, com um custo de 750 euros., valor que inclui a oferta de uma risografia igual ao tejadilho do carro, assinada pelo artista. Os tejadilhos estão disponíveis para modelos novos ou usados.
Leia ainda: Lamborghini (também) adere aos NFT
O lucro do projeto vai reverter para projetos de artA iniciativa, no âmbito da parceria da Mini com a Vhils Studio, a Iminente e a Plataforma Underdogs, foi desenvolvida sob o mote «a diversidade une-nos», com a totalidade dos lucros a reverterem para financiar projetos de arte urbana em Portugal.
“A diversidade – de género, idade, cultura, identidade e orientação sexual e estilos de vida – faz parte do nosso ADN e é algo que queremos enaltecer, algo a que queremos dar voz”, destaca Pedro Faria, Brand Manager da MINI.
“Com este projeto, que muito nos orgulha, materializamos esta voz, com os MINI Electric a tornarem-se veículos de arte na promoção da diversidade, e logo com um propósito social de apoio a projetos de arte urbana que nos motiva a todos”, acrescenta.
Sobre os artistas
Ana Humana é ilustradora e designer. As suas criações inspiram-se no universo dos cartoons e das comics, retratando muitas vezes situações quotidianas, com um toque de humor e ironia.
André da Loba combina no seu trabalho a ilustração, a escultura, a animação e a escultura com um toque estilizado de formas e contornos e uma abordagem minimalista.
Fidel Évora é natural de Cabo Verde e na sua pintura procura criar diálogos que são, ou propositadamente ou acidentalmente, esquecidos, e que trazem à tona memórias importantes da identidade coletiva de hoje.
Tamara Alves é uma artista visual e ilustradora fascinada com a estética das ruas e o contexto urbano. As suas criações encontram inspiração num universo de figuras humanas e animais em interações com objetos e paisagem.