A Nacional 103, que liga Viana do Castelo a Bragança, entra na rota das estradas turísticas do Norte de Portugal, juntando-se à Nacional 2 e à Nacional 222, por exemplo.
O projeto, de valorização e promoção desta estrada e que envolve os 12 municípios atravessados por esta ligação, “quer colocar no mapa internacional das “Road Trips” um conjunto de estradas das mais belas do mundo”.
A N103 estende-se por 274 km, e atravessa o Norte de Portugal, a partir do litoral minhoto, na localidade de Neiva, em Viana do Castelo, até à cidade de Bragança, passando por Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Esposende, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Valpaços, Viana do Castelo, Vieira do Minho e Vinhais.
Leia ainda: Os 10 carros e motos que mais visitaram a oficina em 2021
A estrada, com reconhecido potencial turístico, atravessa zonas como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural de Montesinho, Reservas da Biosfera Transfronteiriças e a Barragem dos Pisões.
“Reconhecemos o potencial turístico da Estrada Nacional 103 e dos territórios que atravessa, pelo que o objetivo comum é dinamizar e promover o vasto património existente, criando riqueza e incentivando o seu usufruto, seja a pé, de mota, de bicicleta ou de carro”, destacou o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, em declarações à Agência Lusa.