Nem a Lamborghini fica indiferente ao fenómeno dos NFT (tokens não fungíveis). O seu primeiro projeto NFT é uma obra de arte espacial, denominada de Lamborghini Space Key, que será leiloada em data a anunciar.
O projeto, desenvolvido em conjunto com um artista cuja identidade não foi ainda desvendada, está limitado a cinco unidades. A peça é construída num avançado material composto de fibra de carbono que a Lamborghini enviou para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2019, como parte de um projeto de investigação conjunta. Após o seu regresso do espaço, e da realização de todos os testes relevantes para fins de investigação, o composto de fibra de carbono faz, agora, parte da Space Key.
Leia ainda: Air4 ou como transformar o Renault 4L em máquina voadora
A utilização destes materiais representa outro marco para a empresa, desta feita como porta de entrada no mundo dos NFT. Cada uma das cinco Space Key estão ligadas a uma obra de arte exclusiva e puramente digital do mesmo artista, através do código QR situado na parte traseira da fibra de carbono.
“A inovação está fortemente enraizada no ADN da Lamborghini”, explica Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Enquanto empresa líder em materiais compostos de fibra de carbono no sector automóvel, superámos os limites há dois anos e meio com o projeto de investigação conjunta que realizámos no espaço. Entrar, agora, no metaverso é, novamente, uma prova de que a Lamborghini aponta sempre a novos horizontes. O mundo dos NFT tem estado a chamar por nós, e estamos entusiasmados por envolver-mo-nos com esta comunidade tão apaixonada e inovadora”.
O que são os NFT?
Os NFT (tokens não fungíveis) são identificadores únicos, registados num diretório conhecido como Blockchain, e estão vinculados a um ativo digital, como imagens, vídeos, música ou outros registos (por exemplo, números identificadores VIN de veículos). Cada token é único, permitindo aos seus proprietários garantir a autenticidade, a escassez, a capacidade para ser programado e o rastreio do ativo através da Internet.