A “carrinha” do Porsche Taycan , a variante Sport Turismo, já está disponível para encomenda, com cinco opções de motorização disponíveis e preços a partir dos 90 247 euros. As primeiras entregas estão previstas para março.
A terceira carroçaria Taycan combina a versatilidade do Cross Turismo sem os seus detalhes “aventureiros”, beneficiando de uma altura da traseira 45 mm superior face ao Taycan berlina e o banco do condutor 9 mm numa posição mais elevada.
A bagageira tem 801 mm de profundidade, 543 mm de altura e 446 litros de capacidade (mais 39 que na berlina), quando equipado com o pacote Sound Plus. Caso escolha o som Bose Surround, a mala fica limitada a 405 litros. Quando são rebatidos os bancos traseiros (na proporção 60:40), permite aumentar a capacidade para 1212 ou 1171 litros, respetivamente. Em complemento, na dianteira existe uma bagageira “frunk” com 84 litros.
A versão base, simplesmente denominada Taycan Sport Turismo de tração traseira com 326 cv (com bateria de 79 kWh) e com 380 cv na versão com bateria Performance Plus (93.4 kWh), está disponível a partir dos 90 247 euros.
Segue-se o Taycan 4S Sport Turismo com 435 cv e tração integral, disponível em opção com bateria Performance Plus e 490 cv com valores a arrancarem nos 111 850 euros, e o Taycan GTS Sport Turismo com 517 cv e tração integral desde 138 484 euros; e o Taycan Turbo Sport Turismo de 460 kW/625 cv (ou 680 em “overboost”) e tração integral a iniciar-se nos 159 943 euros.
Leia ainda: Porsche patrocina Estoril Open
No topo da gama e capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos encontra-se o Taycan Turbo S Sport Turismo com 560 kW/761 cv e tração integral com valor base de 194 383 euros.
A versão com mais autonomia é o Taycan 4S Sport Turismo, capaz de até 498 quilómetros de acordo com os dados WLTP. Os dois tipos de bateria disponíveis no Taycan Sport Turismo permitem carregamentos dos cinco até aos 80 por cento em 22 minutos e 30 segundos. Feitas as contas, apenas são precisos cinco minutos de carregamento para obter 100 km de autonomia.
“A introdução do Sport Turismo como terceira variante de carroçaria acrescenta polivalência atlética e versatilidade à gama do nosso automóvel desportivo elétrico”, diz Kevin Giek, Vice President Model Line Taycan.
“Tenho a certeza de que a nova variante vai continuar a história de sucesso do Taycan. O equilíbrio e variedade entre as cinco versões do Sport Turismo é algo que considero particularmente apelativo: a gama apresenta tudo, desde um veículo com tração traseira e incrivelmente ágil, até ao extremamente potente Turbo S”.
Em opção está disponível o Remote Park Assist que permite ao condutor controlar de forma remota a entrada e saída de um parque de estacionamento sem estar dentro do veículo, uma solução para entrar e sair de garagens ou lugares apertados.