É uma demonstração de que os motores a gasóleo também podem ser eficientes e sobretudo “limpos”. E que nem tudo são carros elétricos. O motor e-Skyactiv D tem seis cilindros em linha, 3,3 litros de cilindrada, mas com consumos a partir de 4,9 l/100 km e emissões a partir de 127 g/km (valores WLTP).
Estará disponível, em Portugal, a partir de janeiro, no CX-60, o novo SUV topo de gama (até à chegada do CX-80) da Mazda, com um preço de referência de 62.500 euros, e dois patamares de potência: 200 e 254 cv.

Dotado do novo sistema Mazda M Hybrid Boost de 48 Volts, o novo motor diesel utiliza uma nova tecnologia de combustão, denominada DCPCI – Distribution-Controlled Partially Premixed Compression Ignition) que melhora, ainda mais, a eficiência do motor, as emissões e aos consumos de combustível, alcançando uma eficiência térmica superior a 40%.
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A combinação destas duas tecnologias leva a Mazda a considerar este motor como um dos diesel mais “limpos” do mundo. Além disso, este motor deverá exceder todos os futuros regulamentos de emissões poluentes que venham a entrar em vigor, principalmente no Velho Continente.

Com 254 cv, o bloco e-Skyactiv D garante ao CX-60 uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 219 km/h e gerando um consumo médio de combustível de apenas 5,3 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 137 g/km (valores WLTP); na variante de 200 cv/147 kW, o consumo médio de combustível é de apenas 4,9 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 127 g/km (valores WLTP).
A complementar a gama já constituída pelas versões hibrida plug-in e diesel, juntar-se-á futuramente um motor a gasolina e-Skyactiv G de seis cilindros em linha.
