É um elétrico, mas não tem tomada para ligar à ficha. A motorização e-Power do Nissan Qashqai funciona a eletricidade, que é gerada por um motor a gasolina. Confuso? É provável.
Pois bem, o sistema E-Power do Qashqai é, em parte, semelhante ao conceito do Opel Ampera ou BMW i3 Rex, por exemplo. É composto por uma pequena bateria de iões de lítio de 1,5 kWh, um motor a gasolina 1.5 Turbo de 156cv com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e o motor elétrico com uma potência de 190cv.
A particularidade é que o motor elétrico é sempre responsável pela movimentação das rodas dianteiras, enquanto o motor a gasolina funciona apenas como gerador de energia para recarregar a bateria. Ou seja, o e-Power é um elétrico, mas a energia elétrica é gerada em exclusivamente pelo motor a gasolina e pela travagem regenerativa (não há qualquer ligação à tomada).
E consumos?
Pois bem, a Nissan anuncia consumos de apenas 5,3 l/100 km, uma média de consumo comparável a um híbrido, sendo que o e-Power oferece as vantagens de um elétrico, nomeadamente uma potência disponível de imediato, por exemplo. As emissões de CO2 são de 119 g/km.
É, de resto, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima (limitada) de 170 km/h.
Leia ainda: Nissan Juke híbrido. Já sabemos os preços
A gama no nosso país está dividida em três níveis: N-Connecta, Tekna e Tekna+, com os preços a começarem nos 42.800 euros, 46.600 euros e 48.700 euros, respetivamente. As primeiras entregas estão previstas para setembro.