É com o Inster que a Hyundai (também) entra na luta dos elétricos “baratos”, para concorrer com o Dacia Spring, Citroen e-C3, Fiat Grande Panda e o futuro Renault Twingo.
O SUV compacto elétrico, derivado do Casper, citadino comercializado apenas na Coreia do Sul, estará disponível com duas opções de motorização, Standard e Long Range. O modelo de acesso contará com um único motor elétrico de 97cv, alimentado por uma bateria de 42 kWh, para anunciar mais de 300 km de autonomia.
A segunda versão, denominada Long Range, tem motor elétrico de 115cv, por sua vez, alimentado por uma bateria de 49 kWh, para oferecer uma autonomia anunciada de 355 km.
Leia ainda: Carros elétricos ‘baratos’? Os modelos que chegam em 2024
É capaz de carregar a 120 kW DC, o que lhe permite carregar de 10 a 80% em apenas 30 minutos. Quando ligado a uma tomada CA de 11 kW, mais comum, um carregamento completo demora 4 horas para o modelo Standard ou 4 horas e 35 minutos para o modelo Long Range.
Além disso, a função V2L permite o carregamento bidirecional de outros dispositivos, como bicicletas elétricas e equipamento de campismo.
Estilo urbano com detalhes modernos
As primeiras imagens oficiais do Inster revelam um estilo urbano com leve inclinação para SUV. Tem como opção de carroçaria bicolor e faróis estilo pixel, que combina muito bem com o visual geral do Inster. As jantes variam entre 15 e as 17 polegadas.
Leia ainda: Que carros elétricos carregam mais rápido em 20 minutos?
O interior não surpreende pelo conceito minimalista (comum em todos os carros elétricos e obrigatório nos com pretensões a preço baixo). Mas isso não significa que não recue quando se trata de oferecer ecrãs de bom tamanho (10,25″ para o painel de instrumentos e ecrã principal).
Existem alguns elementos personalizáveis, como os painéis superiores das portas e outros funcionais. Todos os bancos (quatro) são rebatíveis, inclusivamente o do condutor, e os dianteiros podem ser encomendados com aquecimento, que também está disponível para o volante.
Embora já tenha um estilo de SUV urbano, o Inster será proposto com uma segunda variante de carroçaria, denominada Cross, que reforçará a identidade SUV do pequeno elétrico.