Primeiro a berlina, agora a carrinha. As encomendas da nova Opel Astra Sports Tourer já estão abertas. Os preços começam nos 26.760 euros para o Astra Sports Tourer 1.2 Turbo a gasolina de 130 cv, enquanto o Diesel 1.5 Turbo D, também de 130 cv, arranca nos 30.260 euros.
Já a versão híbrida Plug-in, com potência máxima combinada de 180 cv (posteriormente haverá uma versão desportiva de 225cv), tem preços a partir dos 38.520 euros. Anuncia um consumo homologado de 1,1 l/100 km e emissões de CO2 de 24 g/km. A autonomia em modo elétrico é de cerca de 60 km.

Com 4,64 metros de comprimento por 1,86 de altura e 1,48 de altura, o novo Opel Astra Sports Tourer é seis centímetros mais curto do que a geração que agora substitui. Contudo, a distância entre eixos cresceu sente centímetros, para os 2,73 metros de comprimento, assegurando mais espaço a bordo para os cinco ocupantes.
Também a capacidade da bagageira cresceu, chegando aos 608 litros (mais 68 litros que a anterior carrinha), que podem estender-se aos 1.634 litros com o rebatimento do banco traseiro.
A variante eletrificada, no entanto, vê essa capacidade baixar para os 516 e 1.553 litros, respectivamente, devido à bateria de 12,4 kWh.
Leia ainda: É assim o Tonale, o novo SUV da Alfa Romeo
Além disso, existem detalhes práticos como o piso de carga ‘Intelli-Space’, que pode ser ajustado a duas alturas e posicionado a um ângulo de 45 graus. Para ainda maior conveniência, a cobertura retrátil da bagageira pode ser retirada e alojada quando o piso móvel está numa posição elevada ou inferior.

No interior, destaque para o interface homem-máquina do Pure Panel, com a sua operação a ser feita num ecrã tátil de grande dimensão como num telemóvel. O sistema é compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fios.
Em 2023, chega a versão elétrica da Astra Sports Tourer, equipada com a mesma solução mecânica adotada no Astra-e de cinco portas.