A Opel abriu as encomendas da novíssima geração Astra. Verdadeiro ícone de ‘design’, com elementos marcantes como o Opel Vizor e o Pure Panel totalmente digital, e dotado de tecnologias avançadas, o novo Opel Astra inaugura um importante capítulo na História de 30 anos do modelo. Pela primeira vez, o familiar compacto da marca de Rüsselsheim estará disponível com motorização híbrida ‘plug-in’, além de motores a gasolina e turbodiesel. A gama, que para já contempla a variante de carroçaria de cinco portas, é composta por três níveis de equipamento: Business, Elegance e GS Line.
No patamar máximo do portfólio de motorizações do Opel Astra surge um híbrido ‘plug-in’. A versão topo de gama Astra Hybrid oferece uma potência de 132 kW/180 cv. O sistema é composto de um motor a gasolina 1.6 Turbo de 150 cv e um motor elétrico. A energia é enviada para o eixo dianteiro através de uma transmissão automática de oito velocidades. O binário máximo é de uns elevados 360 Nm. O consumo de combustível é de 1,3-1,1 l/100 km, com emissões de 24 g/km de CO2 (valores combinados WLTP).
Nesta proposta híbrida ‘plug-in’ as ‘performances’ são semelhantes a um modelo desportivo, nomeadamente a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e a velocidade máxima de 225 km/h (limitada eletronicamente). Para condução sem emissões em cidade pode ser selecionado o modo elétrico. Graças à bateria de 12,4 kWh, o novo Astra Hybrid percorre cerca de 60 quilómetros em modo puramente elétrico, segundo a norma WLTP. Os preços do Astra Hybrid iniciam-se em 37.300 euros (versão Business).
A opção a gasolina está a cargo do premiado motor turbo de injeção direta a gasolina e 1,2 litros de cilindrada, associado a uma caixa manual de seis velocidades, que debita 130 cv (consumo de combustível WLTP combinado: 6,4-5,3 l/100 km e emissões de 124-123 g/km de CO2). Este propulsor também está disponível com transmissão automática de oito velocidades (consumo de combustível WLTP: 6,5-5,4 l/100 km, combinado, e 127 g/km de CO2). Registe-se que o binário máximo de 230 Nm do motor a gasolina é atingido logo a partir das 1750 rpm.
Na alternativa Diesel surge o turbodiesel de quatro cilindros e 1,5 litros, com 130 cv, que debita um binário máximo de 300 Nm a partir das 1750 rpm e está disponível com caixa manual de seis velocidades (consumo de combustível WLTP: 51,1-4,2 l/100 km, combinado, e 114 g/km de CO2) ou transmissão automática de oito velocidades (consumo de combustível WLTP: 5,2-4,3 l/100 km, combinado, e 118-117 g/km de CO2).
Equipamento de série completo
Como é habitual na Opel, o equipamento de série é completo logo desde a versão de entrada. Todos os Astra estão equipados com jantes de liga leve, ar condicionado automático, ignição sem chave, quatro vidros elétricos, espelhos retrovisores com regulação elétrica e aquecidos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED, comutação automática médios-máximos, assistência ao arranque em planos inclinados, consola central com apoio de braços e travão de estacionamento elétrico, entre muitos outros. Todos os dispositivos de infoentretenimento, completamente novos, são compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, dispensando ligação por cabo. Sublinhe-se que o ‘cockpit’ de todos os Opel Astra está dotado do Pure Panel mais completo, ou seja, com dois grandes ecrãs policromáticos de 10 polegadas.
Da longa lista de sistemas de assistência à condução e de segurança fazem parte, por exemplo, o alerta de desvio de faixa com correção automática de direção, travagem automática de emergência, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade inteligente e deteção de cansaço do condutor, para citar os mais relevantes.
Os preços do novo Opel Astra em Portugal iniciam-se em 25.600 euros. As encomendas já abriram em toda a rede de concessionários da marca no país. As entregas das primeiras unidades estão agendadas para o final do primeiro trimestre de 2022.
Nova geração Opel Astra 2022 – Gama e preços
cv | Emissões CO2 * | P.R.V.P. | |
Opel Astra 1.2 Turbo Business | 130 | 123 | 25.600 € |
Opel Astra 1.5 Turbo D Business | 130 | 113 | 29.100 € |
Opel Astra 1.2 Turbo Elegance | 130 | 124 | 28.450 € |
Opel Astra 1.2 Turbo Elegance AT8 | 130 | 127 | 30.700 € |
Opel Astra 1.5 Turbo D Elegance | 130 | 114 | 31.950 € |
Opel Astra 1.5 Turbo D Elegance AT8 | 130 | 117 | 34.020 € |
Opel Astra 1.2 Turbo GS Line | 130 | 124 | 30.800 € |
Opel Astra 1.2 Turbo GS Line AT 8 | 130 | 127 | 33.050 € |
Opel Astra 1.5 Turbo D GS Line | 130 | 114 | 34.300 € |
Opel Astra 1.5 Turbo D GS Line AT 8 | 130 | 118 | 36.370 € |
Opel Astra Hybrid Business (PHEV) | 180 | 24 | 37.300 € |
Opel Astra Hybrid Elegance (PHEV) | 180 | 24 | 39.950 € |
Opel Astra Hybrid GS Line (PHEV) | 180 | 24 | 42.300 € |