A participação no Dakar levou a Audi a criar uma edição especial limitada do seu SUV elétrico Q8 e-tron, com superior altura ao solo e motivos decorativos em alusão ao RS Q e-tron concebido para o Dakar. A Audi pretende produzir 500 unidades, estando as encomendas abertas até 31 de janeiro.
O Q8 e-tron Dakar Edition está equipado com uma bateria de 106 kWh e os seus dois motores proporcionam tração às quatro rodas e uma potência combinada de 408cv. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos – com pneus de série – e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h.
Se equipado com os pneus General Grabber AT3, o sprint é feito em mais uma décima de segundo e a altura livre ao solo é 31 milímetros superior.
Na configuração “normal”, este Q8 e-tron Dakar Edition tem 206 mm de altura ao solo, que vai reduzindo gradualmente em três fases: 15 mm a 85 km/h, 17 mm a 100 km/h e 13 mm a 280 km/h.
Leia ainda: ‘Material Loop’ ou como a Audi quer transformar o velho em novo
Os engenheiros da marca de Ingolstadt modificaram a suspensão pneumática para fora de estrada, permitindo que o SUV faça passagens a vau a 300 mm, tenha um ângulo de ataque de 20 graus, um ângulo de saída de 26 graus e ventral de 19 graus.
A bateria de 106 kWh (total: 114 kWh) garante-lhe uma autonomia de até 487 quilómetros. O consumo combinado anunciado é de 25,1-24,7 (WLTP) com pneus de verão e sem barras de tejadilho.
Leia ainda: Audi deixa de vender modelos a combustão em Portugal a partir de 2030
Em opção, é possível escolher a mesma decoração do RS Q e-eron – algo limitado a apenas 99 exemplares – sempre com uma pintura em Mythos Black combinada com um revestimento parcialmente transparente.
Em alternativa, o exterior pode vir pintado na cor Magnetic Gray, Siam Beige ou Mythos Black, sendo ainda possível acrescentar uma barra luminosa na grelha e a caixa de carga no tejadilho (até 40 kg de capacidade).
No interior, o ar condicionado de quatro zonas inclui um segundo aquecedor de alta voltagem para aumentar a potência do aquecimento e há um aquecedor extra para a própria bateria – o que significa que a edição Dakar pode carregar (e aquecer) melhor em situações de muito frio. Junta a isso um sistema de som Bang & Olufsen com 16 altifalantes e 705W.