Os BMW “a pilhas” têm potência mais que suficiente para desafiar os elétricos mais potentes atualmente disponíveis no mercado. Nesta liga, os grandes fabricantes alemães lutam contra a Tesla, que sabe impressionar os seus clientes com acelerações contundentes. Mas sem sair da marca de Munique, qual é o modelo que acelera mais rápido? Qual o BMW elétrico que faz o 0-100 km/h mais rápido? Vamos descobrir.
A gama BMW no mercado elétrico articula-se em torno da “i”, família inaugurada com o i3 e que cada vez mais é reforçada com novos modelos, passando a contar com os SUV iX e iX3. Encontramos também uma berlina elétrica, o i4, um modelo que tem uma versão M.
Entre os BMW elétricos mais potentes atualmente à venda, descartando-se então o último protótipo, o BMW XM, encontramos o BMW iX xDrive50 e o BMW i4 M50. O primeiro tem dois motores elétricos que trabalham em combinação para oferecer nada menos que 523cv. No segundo caso, igualmente com dois motores elétricos, o débido de potência chega aos 544cv.
Levando em conta que o iX xDrive50 tem que deslocar um peso de mais de 2.500 kg, enquanto o i4 M50 pesa cerca de 300 kg a menos, permitindo-lhe reduzir o tempo de aceleração. E a verdade é que, enquanto o iX mais rápido faz 0-100 km/h em 4,6 segundos, o i4 desce abaixo de quatro segundos, com um tempo de 3,9 segundos. Da mesma forma, a velocidade máxima na berlina é superior, com 225 km/h, contra uma velocidade máxima de 200 km/h.
Veja ainda: Cuidados a ter na compra de um carro elétrico usado
As vantagens não se ficam por aqui. Em Portugal, o i4 M50 custa 71.900 euros em comparação com os 107.000 euros pedidos pelo iX mais potente. Obviamente, o iX é um SUV topo de gama, enquanto o i4 é uma berlina com menos de 4,8 metros de comprimento.